ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: MAPEAMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2003-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1980-2007

Palavras-chave:

Adolescente, Adolescente em conflito com a lei, Prisão de jovens, Educação na prisão, Estratégias metodológicas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mapear, em teses e dissertações brasileiras, estratégias metodológicas utilizadas junto a adolescentes que cometeram atos infracionais e frequentam programas de medidas socioeducativas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica que permitiu identificar 34 trabalhos, categorizados em torno de cinco eixos: Abordagens/técnicas voltadas ao conhecimento de si (7); Educação profissional (1); Esporte e Lazer (2); Artes e Comunicação (13) e Metodologias colaborativas/interdisciplinares (11). As pesquisas indicam limites e positividades das estratégias metodológicas utilizadas, com maior adesão dos adolescentes, quando proporcionam diálogo com suas trajetórias; apropriação de conhecimentos valorizados; resolução de problemas e transformação da realidade. Apontam o despropósito do confinamento dos adolescentes e da ausência de políticas de Estado.

Biografia do Autor

Igor Gabriel Leal, Universidade Federal de São Carlos -

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação

Jarina Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos

Doutora em Educação: Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos.

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2020-12-16

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Artigos