CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DAS BASES TEÓRICAS E LEGAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2074-2094

Palavras-chave:

Educação integral, Tempo integral, Qualidade da educação.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as concepções de educação integral e em tempo integral existentes no país e suas implicações na melhoria da qualidade da educação pública. Para alcance do objetivo, optamos metodologicamente por uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e estudo documental. Os dados revelam que há uma predominância de experiências de ampliação da jornada escolar direcionadas para extensão do tempo em espaços externos à escola, em detrimento de atividades diversas desenvolvidas na escola. Nesse sentido, é fundamental que as políticas de ampliação do tempo escolar estejam atreladas às políticas de fortalecimento das unidades educativas, possibilitando recursos financeiros regulares e suficientes para a educação, melhoria nas condições de trabalho e na infraestrutura física da rede escolar.

Biografia do Autor

Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC-PA.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, pela Universidade Federal do Pará.  Especialista em:  Educação Relações Étnico-raciais História e Cultura Afrobrasileira e Africana(2016); Educação Especial e Inclusiva (2012) e  Gestão e Responsabilidade Social (2008). Professora e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC-PA.

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, UFPA

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Professora, Orientadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal da Pará (UFPA).

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2020-12-16

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Artigos