Participação e protagonismo juvenil na perspectiva dos Grêmios Estudantis
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1415-1431Palavras-chave:
grêmio estudantil, protagonismo juvenil, participação, gestão democráticaResumo
Com o intuito de compreender o processo de normatização dos Grêmios Estudantis desenvolvido por uma Diretoria de Ensino da rede estadual paulista no período de 2013 a 2015, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho quanti-qualitativo que investigou, a partir da perspectiva de estudantes e de gestores, as consequências das ações de dinamização das agremiações no que diz respeito ao incentivo da participação política, do protagonismo juvenil e do processo de democratização da gestão escolar. Os procedimentos metodológicos consistiram no levantamento de dados quantitativos referentes aos Grêmios Estudantis; na análise da documentação referente à atuação das agremiações de duas escolas selecionadas; na aplicação de questionário aberto para integrantes da equipe gestora; e na realização de dois grupos focais com estudantes gremistas. Os dados revelaram que, embora o trabalho desenvolvido tenha provocado vários tipos de participação nas escolas, o protagonismo juvenil com ações e decisões coletivas e democráticas ainda é limitado.
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