INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE AO CURRÍCULO: O PROTAGONISMO DOCENTE NO CICLO DA POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p85-110

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Rede, Currículo do Ensino Fundamental, Protagonismo Docente.

Resumo

Este artigo problematiza a integração das Tecnologias Digitais de Rede (TDR) ao currículo escolar, com o propósito de identificar e expor o ciclo político deste currículo e seus contextos, frente às políticas públicas de currículo para o uso das TDR.  Destaca-se o protagonismo docente na constituição de discursos que dão sustentação a esta integração em uma escola pública do estado de Mato Grosso. A pesquisa encontra-se teórica e metodologicamente orientanda pela compreensão de discurso de Laclau e Mouffe (1985), de currículo como discurso (Lopes e Macedo, 2011) e de ciclo de política (Ball, 1994). Em decorrência destas escolhas, realizam-se estudo bibliográfico, documental e coleta de dados em campo. Os procedimentos para referida coleta envolve a realização de entrevistas com nove professores que atuam em um dos ciclos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública e a observação participante em suas aulas. Considerando o movimento cíclico entre os contextos da política de currículo em análise, compreende-se que a possibilidade de integração das TDRs ao currículo está em reconhece-las como prática social, que se realiza, mesmo que provisoriamente, quando há protagonismo dos atores radicalmente envolvidos do currículo; quando as TDRs configuram mediações pedagógicas entre a vida de docentes e de discentes; e quando há presença das TDR em processos epistemológicos que configuram um currículo escolar. 

Biografia do Autor

Ana Claudia Pereira Rubio, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas; e no Grupo Políticas Contemporâneas de Currículo e Formação Docente. Especialização em Docência do Ensino Superior pelo ICE - Instituto Cuiabano de Educação (2009), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Atualmente é Supervisora Técnica de Editoração e Normatização Gráfica e Membro do Conselho Editorial na Editora da Universidade Federal de Mato Grosso.

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), possui doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e fez estágio pós-doutoral em Currículo da Educação do campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação e como Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação nesta universidade. Tem ampla experiência na área de Educação, desenvolvendo pesquisas em currículo com ênfases na diferença, nas políticas, na educação do campo, na formação de professores e nas políticas afirmativas.

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2020-03-31

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Artigos