INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE AO CURRÍCULO: O PROTAGONISMO DOCENTE NO CICLO DA POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p85-110Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Rede, Currículo do Ensino Fundamental, Protagonismo Docente.Resumo
Este artigo problematiza a integração das Tecnologias Digitais de Rede (TDR) ao currículo escolar, com o propósito de identificar e expor o ciclo político deste currículo e seus contextos, frente às políticas públicas de currículo para o uso das TDR. Destaca-se o protagonismo docente na constituição de discursos que dão sustentação a esta integração em uma escola pública do estado de Mato Grosso. A pesquisa encontra-se teórica e metodologicamente orientanda pela compreensão de discurso de Laclau e Mouffe (1985), de currículo como discurso (Lopes e Macedo, 2011) e de ciclo de política (Ball, 1994). Em decorrência destas escolhas, realizam-se estudo bibliográfico, documental e coleta de dados em campo. Os procedimentos para referida coleta envolve a realização de entrevistas com nove professores que atuam em um dos ciclos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública e a observação participante em suas aulas. Considerando o movimento cíclico entre os contextos da política de currículo em análise, compreende-se que a possibilidade de integração das TDRs ao currículo está em reconhece-las como prática social, que se realiza, mesmo que provisoriamente, quando há protagonismo dos atores radicalmente envolvidos do currículo; quando as TDRs configuram mediações pedagógicas entre a vida de docentes e de discentes; e quando há presença das TDR em processos epistemológicos que configuram um currículo escolar.
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