O LÓCUS DA CIDADANIA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (BRASIL) E DA UNIVERSIDADE DE ZULIA (VENEZUELA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p806-826

Palavras-chave:

Cidadania, Projeto Pedagógico, Estudos comparados, Currículo, Universidade.

Resumo

Brasil e Venezuela têm caminhos muito distintos e convergentes, ao mesmo tempo, no modo de percorrer a temática cidadania. Por sua vez, a universidade é um dos espaços no qual a matéria se desenvolve e toma formas que levam a novas ideias e posicionamentos para a ação cidadã. Este trabalho analisa o currículo dos cursos de Filosofia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAPBrasil) e da Universidad del Zulia (LUZ -Venezuela) e tem por finalidade alimentar a discussão sobre a educação para a cidadania nos ambientes universitários. Partindo da concepção de que o currículo pode revelar o lugar que a cidadania ocupa no processo formativo, observamos, analisamos e avaliamos: 1) a presença da ideia de cidadania estabelecida nos textos; 2) os indicativos de ações e procedimentos nos quais efetivamente a cidadania possa se desenvolver. O método comparativo de educação em currículo é usado para efetuar este trabalho (ADAMSON; MORRIS, 2015) e, quanto ao referencial teórico, apoiamo-nos nas contribuições teóricas de Perrenould (2005) e Tragtenberg (2012). Os resultados apontam que no currículo de LUZ se estabelece um diálogo mais profundo com questões pertinentes à cidadania. Por outro lado, no currículo da UNIFAP se enfoca a profissionalização do aluno - deixando para segundo plano as problemáticas de cunho social.

Biografia do Autor

Carlos Cariacás, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e do Colegiado de Filosofia - Universidade Federal do Amapá. Doutor em Ciências da Religião (PUC-SP), com estágios de pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra e Universidade de Zulia (Venezuela).

César Augusto Pérez Jimenez, Universidad del Zulia

Doctor en Ciencias Humanas por la Universidad del Zulia. Profesor de la Universidad del Zulia en el Programa de Humanidades y Educación (Núcleo Costa Oriental del Lago).

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos