“I’M GONNA LEAVE YOU WITH THE BACKLASH BLUES”: UMA ANÁLISE ACERCA DA CONCEPÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR SOB O VIÉS DA PEDAGOGIA CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p137-157

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Inglês Crítico, Pedagogia Crítica.

Resumo

Considerando a importância de reconhecer o aspecto político-ideológico inerente ao ensino-aprendizagem de inglês, este estudo busca investigar de que forma a língua inglesa é concebida na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). Mais especificamente, pretende-se analisar se o ensino da língua inglesa preconizado na BNCC objetiva promover a conscientização crítica (FREIRE, 1970) de forma a contribuir com a formação de cidadãos que possam agir em seus contextos tendo em vista a justiça social, conforme postulado pela Pedagogia Crítica (FREIRE, 1970; CROOKES, 2013) e conforme enfatizado pelos documentos educacionais anteriores. Para tanto, analisa-se o documento da BNCC finalizado no ano de 2017 e, mais especificamente, as seções que dizem respeito à língua inglesa no Ensino Fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de ordem qualitativa, baseada na análise documental, a luz da teoria da Pedagogia Crítica (FREIRE, 1970; GIROUX, 1983; SHOR, 1992) e do Ensino de Inglês Crítico (CROOKES, 2013; PESSOA, 2014). A análise empreendida aponta que o documento da Base parece sugerir uma visão crítica com relação ao papel da língua inglesa (ao enfatizar seu status como língua franca, sua pluralidade e a valorização de seus diferentes registros), mas não verdadeiramente problematiza (ou discute como fazê-lo) de um viés crítico. Ainda, falha em apresentar definições claras para tais conceitos, explorando ideais de cidadania, tais como equidade e igualdade, de forma limitada e insuficiente. No que tange a questões político-sociais mais amplas, identifica-se um apagamento dos problemas sociais, que não são apresentados enquanto objeto de estudo da unidade curricular.

Biografia do Autor

Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Metodologias de Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC) com concentração em Estudos da Linguagem. Tem experiência no ensino de língua inglesa e formação de professores, e seus interesses incluem: Pedagogia Crítica no ensino de línguas adicionais, Letramento Critico no ensino de línguas adicionais, Formação de professores sob um viés critico e a abordagem baseada em tarefas.

Leonardo da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC) com concentração em Estudos da Linguagem. Tem experiência no ensino de língua inglesa e de português como língua estrangeira, e seus interesses incluem: a abordagem baseada em tarefas, a Pedagogia Crítica no ensino de línguas, e questões interseccionais de identidade (raça, classe, gênero, sexualidade, deficiência, geração) nos campos da Literatura e da Linguística Aplicada.

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Publicado

2020-03-31

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Artigos