A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ SOB A CRÍTICA MARXISTA: HISTÓRIA, POLÍTICA E ESPECIFICIDADES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p1017-1039Palavras-chave:
Educação Profissional, Ensino Médio Profissionalizante, Integração Formação Profissional-Mercado de Trabalho.Resumo
O escopo deste artigo é a análise da Educação Profissional no Ceará identificando seus princípios, diretrizes, metas, objetivos e perscrutando a relação entre a formação do trabalhador-estudante e o projeto de fortalecimento das Escolas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica em curso no Brasil. A relevância do debate aqui empreendido consiste no alargamento da compreensão crítica de tal projeto na formação dos estudantes e no desenvolvimento econômico-social do Estado do Ceará. A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica, referenciada em autores clássicos e contemporâneos que assentam suas reflexões no referencial do materialismo histórico dialético. Houve esforço em evidenciar o dualismo instaurado na educação formal, cada vez mais reforçado pelo discurso da qualificação profissional e empregabilidade. Como resultado, comprovou-se a existência de uma lógica empresarial norteadora das políticas destinadas à formação dos trabalhadores, bem como a articulação às exigências do mercado de trabalho, fatores que apontam para a fragilidade de tal modelo.
Referências
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009.
BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, DF, 05 out. 1988. Seção 1, n° 191.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, n. 248, p. 27833-27841.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 abril 2007.
BRASIL. Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Seção 1, n. 142, p. 18.
BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Básica. INEP/MEC: Brasília, 2016.
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, MEC, 2000.
CEARÁ. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Plano Integrado de Educação Profissional e Tecnológica do estado do Ceará. Ceará: mar/2008. Disponível em: http://www2.tjce.jus.br:8080/esmec/wpcontent/uploads/2010/09/pi_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 20 abril 2019.
CUNHA, Luiz Antonio. Política educacional no Brasil: a profissionalização do ensino médio. Rio de Janeiro: Eldorado, 1977.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
DORE, Rosemary. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 329-352, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 10 set. 2019.
GONDIM, Linda Maria de Pontes. Clientelismo e modernidade nas políticas públicas: os governos das mudanças no Ceará (1987-1994). Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.
NOGUEIRA, Jenilson Sousa. As escolas de educação profissional no Ceará e o papel do coordenador pedagógico na integração curricular: um estudo de caso na EEEP Jaime Alencar de Oliveira. Monografia (Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica). Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, 2014.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 3. Ed., São Paulo: Cortez, 2004.
OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma Re(li)gião: Sudene, Nordeste. Planejamento e conflito de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
POCHMANN, Marcio. Nova classe média?: o trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.
RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. Projeto Educativo e Político-Pedagógico da Escola de Ensino Médio. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos. Ensino Médio integrado no Estado do Ceará: a escola do trabalhador sob a lógica empresarial. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação). Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, 2015.
SANTOS, Deribaldo; FARIAS, Aracélia; FREITAS, M. Cleidiane. Ensino médio integrado no Estado do Ceará: o “Caminho das pedras” do empreendedorismo para a escola pública. In: SANTOS, Deribaldo et al. (Org.). Educação pública, formação profissional e crise do capitalismo contemporâneo. Fortaleza: EdUECE, 2013.
SANTOS, Deribaldo. A profissionalização imposta por decreto: notas sobre a reformulação neoliberal na educação dos trabalhadores brasileiros. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 230-240, dez. 2017. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/20976>. Acesso em: 17 Set. 2019.
SILVA, Erbio; SANTOS, Terezinha Fátima. Gestão e financiamento: repercussões do programa Brasil Profissionalizado na rede estadual de educação profissional no Pará. In: 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Bento Gonçalves, 2014. Disponível em: http://www.sbec.org.br/encontro-internacional.php. Acesso em: 08/08/2019.
SILVA, Maria Aline da. Educação profissionalizante, movimento de educação para todos, decretos nº 2.208/97 e nº 5.154/04: as coincidências esperadas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, 2016.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2018. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
XEREZ, Antonia Solange Pinheiro. Educação Profissional no Ceará: políticas e práticas na efetivação dos centros vocacionais técnicos em cenários de reforma (1990-2010). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo, 2013.
ZIBAS, Dagmar M. L. Uma visão geral do ensino técnico no Brasil: a legislação, as críticas, os impasses e os avanços. Rio de Janeiro: Difusão de ideias (Fundação Carlos Chagas), p. 1-12, jan. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.