CURRÍCULO E CONTEXTO MULTICULTURAL: SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE VIVIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1359-1380Palavras-chave:
Currículo, Contexto multicultural, Formação.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre currículo e suas políticas na formação docente, tendo como espaço a realidade específica do contexto multicultural do estado de Roraima. Toma como percurso metodológico a modalidade de pesquisa fenomenológica. As interpretações feitas a partir das significações expressas nos relatos de experiências com o fenômeno investigado possibilitaram conhecer como professores e gestores, que atuam na formação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima, percebem e significam o currículo e a formação mediante a realidade multicultural local. Os resultados revelaram a necessidade de elaborar e inserir políticas curriculares e educacionais voltadas ao espírito próprio do lugar onde o currículo se desvela e se realiza. Apontam para a importância de uma proposta curricular dinâmica e criativa, capaz de envolver políticas culturais que reafirmem o currículo como lugar do conhecimento e da aprendizagem criativa. Como um espaço de produção simbólica, de sentidos e significações existenciais.
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