PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p453-473

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Educação Pública

Resumo

A Pedagogia da Alternância conflui para a Educação do Campo devido a sua origem: o ambiente rural com a negação de educação escolar de qualidade, porém ela não surge como algo na/da esfera pública. Assim sendo, neste texto, discute-se a adoção da Pedagogia da Alternância como método de educação em escolas da rede pública municipal no interior do estado de Rondônia, Brasil. Partiu-se da pesquisa-ação com utilização de observação participante e pesquisa bibliográfica, e os fundamentos teóricos baseiam-se em Caldart, Molina, Arroyo, Gimonet, além de estudiosos do tema, a saber: Menezes, Oliveira, Rodrigues, Andreatta. Destaca-se: a importância da tomada de decisão e o suporte institucional de Secretarias de Educação para mudar de método educacional frente a situações de não melhoria da qualidade do ensino ofertado; partir do acúmulo de experiências da mesma natureza envolvendo todos os sujeitos da comunidade escolar; protagonismo das famílias ao exigir educação em suas comunidades.

Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Edcuação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente do curos de Pedagogia da UNIR, campus de Ji-Paraná, RO.

Renata da Silva Nóbrega, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Socialolgia. Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo, campus de Rolim de Moura.

Renato Éberson de Souza dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Ji,Paraná, Rondônia

Pós-Graduado em Edcuação do Campo. Membro do comitê de implantação do Educampo.

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Publicado

2021-03-30

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Artigos