PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA

Isaura Isabel Conte, Renata da Silva Nóbrega, Renato Éberson de Souza dos Santos

Resumo


A Pedagogia da Alternância conflui para a Educação do Campo devido a sua origem: o ambiente rural com a negação de educação escolar de qualidade, porém ela não surge como algo na/da esfera pública. Assim sendo, neste texto, discute-se a adoção da Pedagogia da Alternância como método de educação em escolas da rede pública municipal no interior do estado de Rondônia, Brasil. Partiu-se da pesquisa-ação com utilização de observação participante e pesquisa bibliográfica, e os fundamentos teóricos baseiam-se em Caldart, Molina, Arroyo, Gimonet, além de estudiosos do tema, a saber: Menezes, Oliveira, Rodrigues, Andreatta. Destaca-se: a importância da tomada de decisão e o suporte institucional de Secretarias de Educação para mudar de método educacional frente a situações de não melhoria da qualidade do ensino ofertado; partir do acúmulo de experiências da mesma natureza envolvendo todos os sujeitos da comunidade escolar; protagonismo das famílias ao exigir educação em suas comunidades.


Palavras-chave


Pedagogia da Alternância; Educação do Campo; Educação Pública

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p453-473

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