PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p453-473Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Educação PúblicaResumo
A Pedagogia da Alternância conflui para a Educação do Campo devido a sua origem: o ambiente rural com a negação de educação escolar de qualidade, porém ela não surge como algo na/da esfera pública. Assim sendo, neste texto, discute-se a adoção da Pedagogia da Alternância como método de educação em escolas da rede pública municipal no interior do estado de Rondônia, Brasil. Partiu-se da pesquisa-ação com utilização de observação participante e pesquisa bibliográfica, e os fundamentos teóricos baseiam-se em Caldart, Molina, Arroyo, Gimonet, além de estudiosos do tema, a saber: Menezes, Oliveira, Rodrigues, Andreatta. Destaca-se: a importância da tomada de decisão e o suporte institucional de Secretarias de Educação para mudar de método educacional frente a situações de não melhoria da qualidade do ensino ofertado; partir do acúmulo de experiências da mesma natureza envolvendo todos os sujeitos da comunidade escolar; protagonismo das famílias ao exigir educação em suas comunidades.
Referências
ANDREATTA, Cidimar. Ensino e aprendizagem de matemática e educação do campo: o caso da Escola Municipal Comunitária Rural “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, município de Colatina, estado do Espírito Santo. Orientador: Antônio Henrique Pinto. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
ARROYO, Miguel Gonzales; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Apresentação. In: ARROYO, Miguel Gonzales; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 7-14
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 fev. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CEB No 1/2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, [2006]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb001_06.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 257-264.
CONTE, Isaura Isabel; PEREIRA, Janete de Araújo; SANTOS, Renato Éberson de Souza dos. Educação do campo com pedagogia da alternância na rede pública de ensino básico. In: JORNADA DO HISTEDBR/RONDÔNIA, 2., 2018, Porto Velho. Anais [...]. Porto Velho: HISTEDBR, 2018. p. 18-28.
COSTA, Thaise Ferreira dos Santos. Conhecendo o projeto Educampo: uma realidade no município de Ji-Paraná/RO. Orientador: Neidimar Vieira Lopes Gonzales. 2017. 57 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
DERNEI, Angélica Brozeguine da Silva. Práticas de alfabetização em escolas do campo no município de Ji-Paraná. Orientadora: Neidimar Vieira Lopes Gonzales. 2018. 78 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2018.
FELIPE, Maria Dayane Vilarim Felipe. A implementação do projeto Educampo na escola Pérola em Ji-Paraná, Rondônia. Orientador: Renata da Silva Nóbrega. 2019. 28 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura, 2019.
GIMONET, Gean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos Ceffas. Tradução Thierry de Burghgrave. Petrópolis: Vozes, 2007.
JI-PARANÁ. Lei Municipal Nº 2957, de 30 de junho de 2016. Implanta o Projeto Educampo com a metodologia da Pedagogia da Alternância nas escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino. Diário Oficial do Município de Ji-Paraná: Ji-Paraná, RO, n. 2344, p. 8-9, 1 jul. 2016.
JI-PARANÁ. Resolução 076/2016-CME/PMJP/RO. Aprova o Projeto Educampo com a metodologia da Pedagogia da Alternância para implantação nas escolas de campo da Rede Municipal de Ensino. Ji-Paraná: CME, [2016]. Disponível em: http://cmeji-parana.blogspot.com/p/resolucoes.html. Acesso em: 17 fev. 2021.
MENEZES, Rachel Reis. As escolas comunitárias rurais no município de Jaguaré: um estudo sobre a expansão da Pedagogia da Alternância no estado do Espírito Santo/Brasil. Orientador: Erineu Foerste. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
OLIVEIRA, Suézio de. O ensino de filosofia na pedagogia da alternância: desafios e perspectivas numa escola do noroeste do Espírito Santo. Orientador: Jair Miranda de Paiva. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2016.
PEREIRA, Janete de Araújo; PEREIRA, Leiva Custódio; SOUZA, Suzana Rocha. Auto-organização: um instrumento da pedagogia da alternância focalizado no projeto Educampo. In: JORNADA DO HISTEDBR/RONDÔNIA, 1., 2017, Porto Velho. Anais [...]. Porto Velho: HISTEDBR, 2017. p. 698-708.
PEREIRA, Janete de Araújo et al. Projeto educampo: uma experiência na formação de educadoras e educadores e da compreensão da identidade camponesa na rede municipal de ensino em Ji-Paraná/RO. In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO POPULAR E DO CAMPO - CIBEPOC, 2017, Catalão. Anais [...]. Catalão: CIBEPOC, 2017. v. 1. p. 365-378.
RODRIGUES, Francisco José de Sousa. Rupturas e permanências no processo educativo dos centros familiares de formação em alternância – CEFFAS-ES: expansão da Pedagogia da Alternância no norte do estado do Espírito Santo. Orientadora: Andrea Brandão Locatelli. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2019.
SILVA, Lucina Zurica da. Contos infantis: O entendimento das crianças de uma escola do campo sobre papéis de gênero. Orientadora: Isaura Isabel Conte. 2019. 76 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VALADÃO, Alberto Dias. A produção das identidades/diferenças pela Pedagogia da Alternância em Rondônia. Orientador: José Licínio Backes. 2018. 228 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.