Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos

Um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1316-1341

Palavras-chave:

Tomada de Consciência, Autonomia, Jean Piaget, Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO), e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos 10 anos (2009-2019). As produções que se utilizam dos conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões sul e sudeste do país. A escassez de estudos que apresentam este aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação.

Biografia do Autor

Rosely Danin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Linha de pesquisa: Aprendizagem e Ensino

PPGEDU/FACED/UFRGS

Luciana Pinto Rangel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Linha de pesquisa: Aprendizagem e Ensino

PPGEDU/FACED/UFRGS

Maria Luiza Rheingantz Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em habilitação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular do Departamento de Estudos Básicos - DEBAS - da Faculdade de Educação da UFRGS e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Linha de pesquisa: Aprendizagem e Ensino

PPGEDU/FACED/UFRGS

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos