Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos
Um estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1316-1341Palavras-chave:
Tomada de Consciência, Autonomia, Jean Piaget, Práticas Pedagógicas.Resumo
O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO), e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos 10 anos (2009-2019). As produções que se utilizam dos conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões sul e sudeste do país. A escassez de estudos que apresentam este aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação.
Referências
ARAGÓN, Rosane; SILVA DE MENEZES, Crediné; BICCA CHARCZUK, Simone. Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD. Revista Iberoamericana de Educación, v. 69, n. 2, p. 131-146, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.35362/rie692141. Acesso em: 6 nov. 2019.
BECKER, Fernando. Jean Piaget e António Damásio: ensaio de aproximação. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, Edição Especial, p. 62-79, nov. 2014. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/4274. Acesso em: 12 out. 2019.
CAMARGO, Liseane Silveira; BECKER, Maria Luíza Rheingantz. O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética. Educ. Real. [on-line]. 2012, vol.37, n.2, pp. 527-549. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/YRKrQMGXXsvQGyFdyvCVFQM/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2019.
DONGO-MONTOYA, Adrián Oscar. Prática e teoria no desenvolvimento: questão da tomada de consciência. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 21, n. 2, p. 235-244, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000200235&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2019.
DONGO-MONTOYA, Andrián Oscar; FERREIRA, Rafael dos Reis. Situação atual dos grupos de pesquisa no Brasil que estudam a obra de Jean Piaget. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 2, n. 4, p. 7-34, 2009. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/1982. Acesso em: 18 nov. 2019.
GOMES, Ligiane Raimundo. Autonomia e construção de competências sociais: aproximações teóricas para o desenvolvimento profissional docente. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 10, n. 2, p. 82-103, 2018. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/8623. Acesso em: 5 nov. 2019.
KEBACH, Patricia Fernanda Carmen. Da ação à compreensão: um passeio pela Teoria de Piaget. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 8, n. 2, p. 79-104, fev. 2017. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/6641. Acesso em: 5 nov. 2019.
LOURENÇO, Orlando. Além de Piaget? Sim, mas primeiro além da sua interpretação padrão! Análise Psicológica, Lisboa, v. 16, n. 4, p. 521-552, dez. 1998. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000400001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 maio 2020.
MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, João Alberto da. Concepções e implicações da aprendizagem no campo da educação em saúde. Revista Ensaio Pesquisa em Educação e Ciência, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 351-371, ago. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000200351&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 ago. 2019.
MAZZINI, Priscila Ferreira; BASTOS, Clarisse Zan de Assis. A construção dos valores morais na escola por meio de práticas de virtude. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 8, n. 1, p. 66-97, out. 2016. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/6247. Acesso em: 5 nov. 2019.
MONTANGERO, Jacques; MAURICE-NAVILLE, Danielle. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MONTE, Franciela Félix de Carvalho; SAMPAIO, Leonardo Rodrigues. Práticas pedagógicas e moralidade em unidade de internamento de adolescentes autores de atos infracionais. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 368-377, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 nov. 2019.
MONTEIRO, Sandrelena da Silva; EBELING, Gabriela de Souza; CONSENTINO, Mônika Marja Silveira. Estado da Arte: usos da epistemologia genética de Jean Piaget na educação. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 10, p. 6-35, 2018. Disponível em: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8170. Acesso em: 12 set. 2019.
MINUSSI, Sandro Gindri; MOURA, Augusto Albuquerque; JARDIM, Mateus L. Gomes; RAVASIO, M. Homrisc. Considerações sobre o Estado da Arte, levantamento bibliográfico, pesquisa bibliográfica: relações e limites. Revista Gestão Universitária, v. 9, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos-cientificos/consideracoes-sobre-estado-da-arte-levantamento-bibliografico-e-pesquisa-bibliografica-relacoes-e-limites#. Acesso em: 12 nov. 2019.
NASCIMENTO, Mariana Costa do; CALSA, Geiva Carolina. Como aprendem os alunos ansiosos? A descentração e a tomada de consciência como prática pedagógica de professores. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 7, n. 2, p. 98-120, ago./dez. 2015. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/5782. Acesso em: 23 set. 2019.
NASCIMENTO, Mariana Costa do; CALSA, Geiva Carolina. Tomada de consciência e fatores protetivos no jogo de regras quarto: um estudo com idosos da Unati. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 9, n. 1, p. 118-135, set. 2017. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/7285. Acesso em: 23 set. 2019.
NORONHA, Daisy Pires; FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CONDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 191-198.
PEREIRA, Denise Rocha; MORAIS, Alessandra. Desenvolvimento moral: o que a Educação Infantil tem a ver com isso? Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 8, n. 2, p. 105-137, 2016. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/6642. Acesso em: 30 ago. 2019.
PEREIRA, Lilian Alves; CALSA, Geiva Carolina. A importância da psicomotricidade e do processo de tomada de consciência para prevenção de dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, n. 2, p. 93-114, 2014. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/4654. Acesso em: 30 set. 2019.
PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
PIAGET, Jean. Fazer e compreender. Tradução Cristina L. de P. Leite. São Paulo: Melhoramentos; Edusp, 1978.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean. Anexo: Plano de Ação da UNESCO. In: PARRAT-DAYAN, Silvia; TRYPHON, Anastásia (Orgs.). Sobre a pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p. 243-244.
PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
PIAGET, Jean et al. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos; Edusp, 1978.
PINHEIRO, Flávia Isaia. As narrativas escritas escolares e a passagem da ação à conceituação. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 2, n. 4, p. 96-142, 2009. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/1984. Acesso em: 30 set. 2009.
PINHEIRO, Flávia Isaia; BECKER, Maria Luiza Rheingantz. A coerência em narrativas escritas escolares: uma análise piagetiana. Educação em Revista, Curitiba, n. 53, p. 217-231, set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000300014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 out. 2019.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 30 set. 2019.
SILVA, Eliane Paganini da; CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. A tomada de consciência da crise de identidade profissional em professores do ensino fundamental. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 2, n. 3, p. 221-241, 2009. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/581. Acesso em: 12 set. 2019.
TORTELLA, Jussara Cristina Barboza; ASSIS, Orly Zucatto Mantovani. A escola e as relações amistosas: relações entre afetividade e cognição. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 9, n. 2, p. 58-88, 2017. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/7662. Acesso em: 30 set. 2019.
WREGE, Mariana Guimarães et al. A linguagem do educador e a autonomia moral. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, n. 2, p. 115-132, 2014. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/4655. Acesso em: 12 set. 2019.
ZORZI, Analisa. A construção da autonomia intelectual dos sujeitos em Jean Piaget: uma síntese teórica. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 11, n. 1, p. 50-72, 2019. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/9200. Acesso em: 30 out. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.