A Escola, o pertencimento e a geografia como disciplina escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1222-1239

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Geografia, Currículo Escolar.

Resumo

Este artigo analisa o papel da instituição escolar na sociedade contemporânea, bem como o propósito da disciplina Geografia nos currículos escolares. Nele, é discutida a própria escola como instituição pública, regida pelo Estado, bem como o currículo escolar, não apenas como forma de controle, mas também como política pública a serviço da criação da noção de pertencimento à ordem mundial condizente ao modo urbano industrial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a institucionalização da escola e do currículo escolar que, por meio do método materialista dialético, alterna entre escalas de análise a fim de vislumbrar o papel do ensino da geografia na criação e consolidação do nacionalismo como forma de consolidação da noção de pertencimento ao mundo contemporâneo, qual seja, marcado pela onipresença dos Estados Nacionais. Por fim, ele apresenta uma contribuição para a discussão curricular acerca do significado e importância dos propósitos do ensino dessa disciplina no ambiente escolar, em especial no que se refere ao fortalecimento do debate sobre as possibilidades no processo de implementação da recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira.

Biografia do Autor

Augusto Monteiro Ozorio, Instituto Federal de São Paulo Campus Registro.

Professor de Geografia IFSP campus Registro - Doutor em Educação/Currículo pela PUC-SP.

Antonio Chizzotti, PUC-SP

Professor do Programa de Pós-graduação em educação da PUCSP

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Publicado

2021-09-29

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Artigos