PSICOLOGIA ESCOLAR E ETNOGRAFIA VIRTUAL: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p153-173Palavras-chave:
Psicologia escolar, Etnografia virtual, Ensino profissionalizante, Formação continuadaResumo
Este estudo discute a atuação de psicólogos escolares dos Institutos Federais, a partir da proposição de espaços virtuais, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento desses profissionais. Fundamentada na psicologia escolar crítica e na etnografia virtual, a construção dos fóruns virtuais evidenciou reflexões de psicólogos sobre práticas nos Institutos Federais. A pesquisa contou com 93 participantes. Os resultados apontam que o investimento institucional para atuação do psicólogo escolar ainda está em processo de construção. Relatos indicam que as intervenções se caracterizam pela ênfase exclusiva no atendimento de estudantes com problemas de rendimento acadêmico ou se limitam à promoção de oportunidades profissionais para alunos. Os espaços virtuais contribuíram para o aperfeiçoamento continuado desses psicólogos.
Referências
BRAGA, Adriana. Técnica etnográfica aplicada à comunicação online: Uma discussão metodológica. UNIrevista, v. 1, n. 3, 1-11, 2008.
BRAGA, Adriana. Etnografia segundo Christine Hine: Abordagem naturalista para ambientes digitais. Revista E-compós, v. 15, n. 3, p. 1-8, 2012. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/856. Acesso em: 11 jan. 2019.
FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante. Psicologia Escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Contribuições para a atuação na educação superior. Orientadora: Claisy Maria Marinho-Araujo. 2017. 308 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante; MARINHO-ARAUJO, Claisy Marinho. Psicologia escolar: Que fazer é esse? In: VIANA, Meire; FRANCISCHINI, Rosângela (Orgs.). Psicologia escolar: Que fazer é esse? Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016, p. 176-186.
GEBERA, Osbaldo. La netnografia: um método de investigación em Internet. Revista Iberoamericana de Educácion, v. 47, n. 2, 134-152, 2008. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2372 . Acesso em: 20 mar. 2019.
HINE, Christine. Virtual ethnography. London: Sage, 2000.
KOZINETS, Robert. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LANGER, Roy; BECKMAN, Suzanne. Sensitive research topics: Netnography revisited. Qualitive Market Research: an international journal, v. 8, n. 2, p. 189-203, 2005. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/6b60/abffd80e29d0e65c7ccee291b8b31ca1c270.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.
MANN, Chris; STEWART, Fiona. Internet communication and qualitative research: A handbook for researching online. London: Sage, 2000.
MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar: Pesquisa e intervenção. Em Aberto, v. 23, n. 1, p. 15-35, 2010. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2455 . Acesso em: 15 ago. 2019.
MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Intervenção institucional: Ampliação crítica e política da atuação em psicologia escolar. In: GUZZO, Raquel (Org.). Psicologia escolar: Desafios e bastidores na educação pública. Campinas: Alínea, 2014, p. 153-175.
MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Inovações em Psicologia Escolar: O Contexto da Educação Superior. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, n. 2, p. 199-211, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v33n2/0103-166X-estpsi-33-02-00199.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PREDIGER, Juliana. Interfaces da Psicologia com a Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quereres e fazeres. Orientadora: Rosane Azevedo Neves da Silva. 2010. 86 f. (Dissertação de mestrado não publicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
PREDIGER, Juliana; SILVA, Rosane Neves. Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 4, p. 931-939, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000400931. Acesso em: 20 out. 2019.
PRIMO, Alex; SMANIOTTO, Ana Reczek. Blogs como espaços de conversação: interações conversacionais na comunidade de blogs insanus. E-compos, v. 1, n. 5, p. 1-21, 2006. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/67. Acesso em: 15 nov. 2019.
VYGOTSKI, Levi Seminovich. Obras Escogidas: Vol. 2. Problemas de Psicología General. Madrid, España: Visor, 1991.
YIN, Robert. Pesquisa qualitativa: Do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.