PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p34-56

Palavras-chave:

Inclusão digital, Cultura Digital, Escola, Práticas Pedagógicas, Sala informatizada

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as relações teórico-práticas dos processos de inclusão digital nos espaços educativos escolares da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/Santa Catarina, tendo o conceito de inclusão digital com base em Marcon (2008) como referência. O estudo qualitativo, de natureza exploratória, apresenta um recorte de observações simples realizadas em sete escolas sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas salas informatizadas, com turmas do 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que as escolas vêm trabalhando em uma perspectiva de inclusão digital, com planejamento intencional, variação de recursos tecnológicos, docência compartilhada e interação entre professores/as regentes e auxiliares de tecnologias educacionais.

Biografia do Autor

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores. Atualmente é Representante das Instituições de Ensino Superior Estaduais na Associação Universidade em Rede (UniRede).

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Desenvolve ações no ensino de graduação e pós-graduação. Coordena a pesquisa "Docência no século XXI: políticas, narrativas, práticas e proposições para a construção de uma epistemologia do trabalho docente" e é tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia. Coordenou o curso de Pedagogia - Licenciatura (2015-2017), Especialização em Tecnologias Digitais e Educação (2015-2016) e o curso de Pedagogia EAD-UAB (2018). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unipampa. Atuou na Educação Básica como Professora e Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (2005-2013). Foi tutora a distância no curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (2006 - 2010), no Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico (2011), e no curso "Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis" (2012-2014), oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação e Educação a Distância, com ênfase na formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: docência e cibercultura, formação de professores, políticas educacionais e gestão da educação.

João Victor Schmitz, Universidade Federal de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Licenciando em História e Bolsista de Iniciação Científica (PIPES - Programa de Iniciação à Pesquisa) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Leonardo José Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Licenciando em História e Bolsista de Iniciação Científica (PIPES - Programa de Iniciação à Pesquisa) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Referências

ALONSO, Katia Morosov et al. Aprender e ensinar em tempos de Cultura Digital. EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 152-168, 2014. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/16. Acesso em: 31 mar. 2020.

BONILLA, Maria Helena. Educação e Inclusão Digital. GEC: Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias. 2004. Disponível em: http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/GEC/MariaHelenaBonilla. Acesso em: 31 mar. 2020.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100013. Acesso em: 31 mar. 2020.

FLORIANÓPOLIS. Portaria Nº 596/2017. Define atribuições do professor auxiliar de Tecnologia Educacional. Florianópolis: Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Educação, [2017]. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/30_01_2018_14.18.55.4187be831d482c48ad36a69238820a3b.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento. Educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

LEMOS, André. Prólogo. In: BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson de Luca (Orgs.). Inclusão Digital: polêmica contemporânea. v. 2. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 15-21.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, Juliana B. Os desafios da formação docente no contexto da inclusão digital: análise de práticas pedagógicas. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA REGIÃO SUL – ANPED SUL, 11., 2016, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Curitiba: ANPEd, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/EIXO6_JULIANA-BRAND%C3%83O-MACHADO.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.

MARCON, Karina. Processos educativos e comunicacionais na Cibercultura: Explorando Ações de Inclusão Digital. Orientador: Adriano Canabarro Teixeira. 2008. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2008.

MARCON, Karina. A inclusão digital de educadores a distância: Estudo multicaso nas Universidades Abertas do Brasil e de Portugal. Orientadora: Marie Jane Soares Carvalho. 2015. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

NUNES, Áurea Rodrigues. Docência compartilhada e prática docente num contexto interdisciplinar: desafios e contribuições na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. Orientadora: Laurizete Ferragut Passos. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

SANTAELLA, Lucia. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? ReCeT - Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, São Paulo, v. II, n. 1, p. 17-22, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852. Acesso em: 31 mar. 2020.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Inclusão digital: novas perspectivas para a informática educativa. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/li-Adriano_Canabarro_Teixeira_com_Capa.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

TRAVERSINI, Clarice Salete et al. Processos de inclusão e docência compartilhada no III ciclo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 285-308, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000200013. Acesso em: 31 mar. 2020.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (0rg.) Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p. 267-298.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Artigos