PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN EL CONTEXTO DE LA CULTURA DIGITAL: UN ESTUDIO DE CASO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p34-56

Palabras clave:

Inclusión digital, Cultura digital, Escuela, Prácticas pedagógicas, Aula informatizada

Resumen

Este artículo presenta resultados de una investigación cuyo objetivo fue investigar las relaciones teórico-prácticas de los procesos de inclusión digital en los espacios educativos escolares de la Red Municipal de Educación de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, teniendo como referencia el concepto de inclusión digital basado en Marcon (2008). El estudio cualitativo, de naturaleza exploratoria, presenta un recorte de observaciones simples realizadas en siete escuelas sobre el desarrollo de prácticas pedagógicas en las aulas informatizadas, con clases de 4to o 5to año de Educación Primaria. Los resultados indican que las escuelas han estado trabajando desde una perspectiva de inclusión digital, con planificación intencional, variación de recursos tecnológicos, docencia compartida e interacción entre maestros/as y asistentes de tecnologías educativas.

Biografía del autor/a

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores. Atualmente é Representante das Instituições de Ensino Superior Estaduais na Associação Universidade em Rede (UniRede).

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Desenvolve ações no ensino de graduação e pós-graduação. Coordena a pesquisa "Docência no século XXI: políticas, narrativas, práticas e proposições para a construção de uma epistemologia do trabalho docente" e é tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia. Coordenou o curso de Pedagogia - Licenciatura (2015-2017), Especialização em Tecnologias Digitais e Educação (2015-2016) e o curso de Pedagogia EAD-UAB (2018). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unipampa. Atuou na Educação Básica como Professora e Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (2005-2013). Foi tutora a distância no curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (2006 - 2010), no Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico (2011), e no curso "Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis" (2012-2014), oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação e Educação a Distância, com ênfase na formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: docência e cibercultura, formação de professores, políticas educacionais e gestão da educação.

João Victor Schmitz, Universidade Federal de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Licenciando em História e Bolsista de Iniciação Científica (PIPES - Programa de Iniciação à Pesquisa) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Leonardo José Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Licenciando em História e Bolsista de Iniciação Científica (PIPES - Programa de Iniciação à Pesquisa) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Citas

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Publicado

2021-03-30

Número

Sección

Artigos