PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE CONTEXT OF DIGITAL CULTURE: A CASE STUDY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p34-56

Keywords:

Digital inclusion, Digital culture, School, Pedagogical practices, Computing classroom

Abstract

This article presents results of a research whose objective was to investigate the theoretical-practical relationships of digital inclusion processes in school educational spaces of the Municipal Education Network of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, having the concept of digital inclusion based on Marcon (2008) as reference. The qualitative study, of an exploratory nature, presents a cutoff of simple observations made in seven schools on the development of pedagogical practices in computing classrooms, with classes from the 4th or 5th grade of Elementary School. The results indicate that schools have been working in a digital inclusion perspective, with intentional planning, variation of technological resources, shared teaching and interaction among teachers and educational technology assistants.

Author Biographies

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores. Atualmente é Representante das Instituições de Ensino Superior Estaduais na Associação Universidade em Rede (UniRede).

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Desenvolve ações no ensino de graduação e pós-graduação. Coordena a pesquisa "Docência no século XXI: políticas, narrativas, práticas e proposições para a construção de uma epistemologia do trabalho docente" e é tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia. Coordenou o curso de Pedagogia - Licenciatura (2015-2017), Especialização em Tecnologias Digitais e Educação (2015-2016) e o curso de Pedagogia EAD-UAB (2018). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unipampa. Atuou na Educação Básica como Professora e Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (2005-2013). Foi tutora a distância no curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (2006 - 2010), no Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico (2011), e no curso "Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis" (2012-2014), oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação e Educação a Distância, com ênfase na formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: docência e cibercultura, formação de professores, políticas educacionais e gestão da educação.

João Victor Schmitz, Universidade Federal de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Licenciando em História e Bolsista de Iniciação Científica (PIPES - Programa de Iniciação à Pesquisa) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Leonardo José Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina, UDESC, Lages, Santa Catarina

Licenciando em História e Bolsista de Iniciação Científica (PIPES - Programa de Iniciação à Pesquisa) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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Published

2021-03-30

Issue

Section

Artigos