CIDADANIA E ESCOLA NO CONTEXTO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p501-522Palavras-chave:
Cidadania digital, Educação, Currículo, Kids Online.Resumo
Na primeira parte, o artigo analisa dimensões da cidadania que influenciaram a configuração da escola como local de aprendizado social e confronta esses enquadramentos com resultados de estudos EU Kids Online (Portugal) e TIC Kids Online (Brasil) sobre oportunidades digitais e atividades online reportadas por crianças e adolescentes. Na segunda parte, o artigo confronta as políticas educacionais sobre cidadania em Portugal com as respostas dos jovens estudantes portugueses sobre a formação escolar que receberam no último ano em cidadania digital. As conclusões apontam para a relevância das escolas como instituições sociais que não devem nem bloquear as oportunidades oferecidas pelo digital nem ignorar os seus riscos para uma cidadania plena.
Referências
Brennan, K., & Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association. Vancouver, Canada.
Carretero, S., Vuorikari, R. & Punie, Y. (2017). DigComp 2.1: The digital competence framework for citizens with eight proficiency levels and examples of use. Retrieved from Publications Office of the European Union website. Available at: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/3c5e7879-308f-11e7-9412-01aa75ed71a1/ language-en/format-PDF/source-111649968.
Costa, D. (2019). A educação para a cidadania digital na escola: análise multidimensional da atuação dos professores enquanto mediadores da cultura digital nos processos de ensino e de aprendizagem. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. Disponível em https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22263 .
Cortesi, S., Hasse, A., Lombana, A., Kim, S. & Gasser, U. (2020). Youth and digital citizenship+ (Plus). Understanding skills for a digital world. Berkman Klein Center Research Publication Nº 2020-2. Disponível em: https://dash.harvard.edu/handle/1/42638976.
Couldry, N., Stephansen, H., Fotopoulou, A., MacDonald, R., Clark, W., & Dickens, L. (2014). Digital citizenship? Narrative exchange and the changing terms of civic culture. Citizenship Studies, 18(6–7), pp. 615-629.
Dewey, J. (1938). Experience and Education. New York: MacMillam.
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (2019). República Portuguesa, XXI Governo Constitucional. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania.pdf.
Hartley, J. (2010). Silly citizenship. Critical Discourse Studies. Vol 7, nº 4, pp. 233-248.
Jenkins, H., Clinton, K., Purushotma, R., Robison, A. J., & Weigel, M. (2006). Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media education for the 21st century. Chicago, IL: MacArthur Foundation.
Levine, P. (2007). The Future of Democracy: Developing the Next Generation of American Citizens. Medford, MA: Tufts University Press.
Miller, T. (2006). Cultural Citizenship: Cosmopolitanism, Consumerism, and Television in a Neoliberal Age. Philadelphia. Temple University Press.
Noula, I. (2018). Digital Citizenship; Citizenship with A Twist? Discussing Citizenship at the Digital Education Turn. Media Policy Blog Project. London: LSE. http://eprints.whiterose.ac.uk/146554/.
Palfrey, J. & Gasser, U. (2016). Born digital: How Children Grow up in a Digital Age. New York, NY: Basic Books.
Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação, 2017. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_Imagens/perfil_do_aluno.pdf
Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Direção Geral de Educação, 2014.
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_2014.pdf
Ribble, M. & Bailey, G. D. (2007). Digital Citizenship in Schools. International Society for Technology in Education.
Sampaio, I. V., Máximo, T. & Ponte, C. (no prelo). Digital tweens’ in a hybrid culture. In L. Green, D. Holloway, K. Stevenson, T. Leaver & L. Haddon (Eds.). Routledge Companion to Digital Media and Children. New York, Taylor and Francis.
Simões, J. A. & Senne, F. (no prelo). Cidadania e participação online de crianças e jovens em Portugal e no Brasil. In C. Ponte (Org). Nós na Rede. Ambientes Digitais Reportados por Crianças e Jovens em Portugal. ERC e Editora Almedina
Cristina PONTE
Smahel, D., Machackova, H., Mascheroni, G., Dedkova, L., Staksrud, E., Ólafsson, K., Livingstone, S. & Hasebrink, U. (2020). EU Kids Online 2020: Survey results from 19 countries. EU Kids Online. Retrieved from: https://doi.org/10.21953/lse.47fdeqj01ofo.
Sozio, M. E.; Ponte, C., Sampaio, I., Senne, F., Ólafsson, K., Alves. S. & and Garroux, C. (2015). Children and Internet use: A Comparative Analysis of Brazil and Seven European Countries. EU Kids Online Short reports. London: LSE. Available at: www.eukidsonline.net.
Trucco, D. e Palma, A. (Eds.), Infancia y Adolescencia en la Era Digital: un Informe Comparativo de los Estudios de Kids Online del Brasil, Chile, Costa Rica y el Uruguay, Documentos de Proyectos (LC/TS.2020/18), Santiago, Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL),2020.
Van Der Hof, S. (2016). I agree, or do I? A rights-based analysis of the law on children’s consent in the digital world. Wisconsin International Law Journal, 34(2), pp. 409–445. Available at: https://hosted.law.wisc.edu/ wordpress/wilj/.
William, M. K, (2017). John Dewey in the 21 Century. Journal of Inquiry & Action in Education, 9(1), pp. 93-102.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.