APROXIMAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO A DISTÂNCIA E O DISCURSO COLETIVO DE ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p676-691Palavras-chave:
Ensino a distância, Ensino superior de geografia, Cultura digital, Abordagem qualiquantitativa, Discurso do sujeito coletivo.Resumo
Este estudo apresenta uma reflexão sobre as aproximações entre as tecnologias digitais no processo de ensino a distância de um curso de licenciatura em Geografia, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, localizada na região sul do país. Para atingir o objetivo geral, utilizamos a abordagem qualiquantitativa, numa perspectiva dialética, e para a construção dos dados um questionário online. A fundamentação teórica reside na tessitura dos desafios apresentados ao ensino superior no contexto da cultura digital. Para a análise dos dados, nos apropriamos do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que resgata o pensamento de uma coletividade elaborando um discurso sobre um determinado tema. De modo geral, observamos, a partir do discurso coletivo dos alunos, que há diversas razões para compreender por que as tecnologias nos aproximam do processo de ensino a distância, entretanto um dos achados da pesquisa, revelam a utilização do Google Earth, a partir de uma abordagem geográfica da natureza.
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