APROXIMAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO A DISTÂNCIA E O DISCURSO COLETIVO DE ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p676-691

Palavras-chave:

Ensino a distância, Ensino superior de geografia, Cultura digital, Abordagem qualiquantitativa, Discurso do sujeito coletivo.

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre as aproximações entre as tecnologias digitais no processo de ensino a distância de um curso de licenciatura em Geografia, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, localizada na região sul do país. Para atingir o objetivo geral, utilizamos a abordagem qualiquantitativa, numa perspectiva dialética, e para a construção dos dados um questionário online. A fundamentação teórica reside na tessitura dos desafios apresentados ao ensino superior no contexto da cultura digital. Para a análise dos dados, nos apropriamos do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que resgata o pensamento de uma coletividade elaborando um discurso sobre um determinado tema. De modo geral, observamos, a partir do discurso coletivo dos alunos, que há diversas razões para compreender por que as tecnologias nos aproximam do processo de ensino a distância, entretanto um dos achados da pesquisa, revelam a utilização do Google Earth, a partir de uma abordagem geográfica da natureza.

Biografia do Autor

Katia Alexandra Godoi e Silva, Anhanguera - Uniderp - MS

Doutorado em Educação e Currículo pela PUC-SP, mestrado em Design pela UFPR. Possui bacharelado em Design pela FAAP e licenciatura em Educação Artística pela UNESPAR. Estágio pós-doutoral em Educação pela UCDB, bolsista Capes/PNPD. Atualmente coordenadora de um projeto de iniciação científica júnior, com financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). Docente no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera Uniderp. 

Anderson Teixeira Rolim, Unopar - PR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2001), especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina (2003), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Atua como professor de Literaturas de Língua Portuguesa (Letras - UNOPAR) e como docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na mesma Instituição.

 

 

Referências

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI.br (2018). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2017. São Paulo: CGI.br.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI.br (2019a). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018. São Paulo: CGI.br.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI.br (2019b). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC domicílios 2018. São Paulo: CGI.br.

GARCIA, Marta Fernandes et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, 14(1), 79-87, 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/16108. Acesso em: 5 mar. 2020.

GATTI, Bernadete Angelina. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2019.

GATTI, Bernadete Angelina. Abordagens quantitativas e a pesquisa educacional. In: SEMINÁRIO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA USP, 2012, SãoPaulo. Anais eletrônicos [...] São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~marcos/Bernadete25052012.pdf. Acesso em: 08 dez. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

GODOI e SILVA, Katia Alexandra; LEMOS, Silvana Donadio. Formação reflexiva: a apropriação tecnológica pelos formadores dos núcleos de tecnologias educacional do estado de Goiás para implantação do “ProUca”. Revista e-Curriculum, v. 8, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/9037. Acesso em: 20 fev. 2020.

KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDÉAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias. Trabalho & Educação, v. 28, n. 1, p. 141-152, 21 fev. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872. Acesso em: 25 fev. 2020.

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. Depoimentos e discursos. Uma proposta de análise em pesquisa social. São Paulo: Liberlivro, 2005.

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto Contexto, Florianópolis, v. 23, n.2, p. 502-507, abr./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072014000200502&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 jan. 2020.

LIMA, Luciana Piazzon Barbosa. Práticas culturais on-line e plataformas digitais: Desafios para a diversidade cultural na internet. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, 7, 74-89, 2018. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/files/artigo/565f0323/264f/46b5/bdb8/5b6846ee1d07.pdf. Acesso em: 2 mar. 2020.

LÓPEZ, Aldo Arranz et al. El potencial de Google Earth aplicado al análisis espacial en geografía. Innovación en la enseñanza de la geografía ante los desafíos sociales y territoriales. In: GONZÁLEZ, Rafael de Miguel; TORRES, María Luisa de Lázaro; GAITE, María Jesús Marrón (Coords.) Innovación en la enseñanza de la geografía ante los desafíos sociales y territoriales. Zaragoza: Institución Fernando el Católico, 2013 p. 179-194.

PINHEIRO, Ana; SILVA, Bento. A estruturação do processo de recolha de dados on-line. In: X CONFERÊNCIA INTERNACIONAL AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, FORMAS E CONTEXTOS. Actas [...] Braga: Psiquilíbrios Edições, 2004, p. 522-529.

PANIAGO, Maria Cristina Lima; GODOI e SILVA, Katia Alexandra. Discurso coletivo em um grupo de estudos e pesquisa: considerações sobre a participação e suas implicações. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 3, p. 3-25, 2015. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/119. Acesso em: 23 mar. 2020.

SILVA, Mary Aparecida Ferreira da. Métodos e técnicas de pesquisa. Curitiba: Ibpex, 2005.

SILVA, Fabio Gonçalves; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Geotecnologias como recurso didático no ensino de geografia: experiência com o Google Earth. Caminhos de Geografia, v. 13, n. 41, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16679. Acesso em: 12 mar. 2020.

VALENTE; José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; KUIN, Silene. Núcleo de base 1: aprender na cultura digital. Curso de Especialização Educação na Cultura Digital. UFSC: Nute, 2015.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo