ELEMENTOS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Vania Amélia Miranda Koerich Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-graduação em Educação https://orcid.org/0000-0001-7442-4541
  • Andrea Brandão Lapa Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Programa de Pós-graduação em Educação https://orcid.org/0000-0001-6073-4012

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1815-1834

Palavras-chave:

Mídia-educação, Integração de tecnologias na educação, Formação de professores, Professor-pesquisador.

Resumo

O artigo trata da análise de um processo formativo de professores, realizado por uma abordagem mídia-educativa que defende a apropriação crítica e criativa das mídias. A pesquisa foi conduzida com uma análise qualitativa em um estudo de caso da experiência de alguns professores com integração de redes sociais no ensino fundamental público. Teve como objetivo identificar fatores e circunstâncias relevantes para a formação de professores. O trabalho permitiu uma reflexão sobre desafios e oportunidades identificados nesta experiência. Os resultados apontam alguns elementos relevantes como os fatores ‘postura de professor-pesquisador’ e ‘postura de aprendiz permanente’, e as circunstâncias ‘apoio da universidade’, ‘apoio entre pares’ e ‘apoio da escola’.

Biografia do Autor

Vania Amélia Miranda Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-graduação em Educação

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gestora e coordenadora pedagógica em escola pública.

Andrea Brandão Lapa, Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Programa de Pós-graduação em Educação

Professora do Departamento de Metodologias de Ensino Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação
Líder do Grupo de Pesquisa COMUNIC, Linha de Pesquisa de Educação e Comunicação
Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos