INTEGRANDO TECNOLOGIA, CIBERESPAÇO E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE UM WEB CURRÍCULO HUMANIZADOR
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1791-1814Palavras-chave:
Integração, Inclusão digital, Ensino de História, Web currículo.Resumo
O artigo visa discutir a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ao ensino de História para pensar um web currículo de caráter humanizador para essa disciplina. Baseado em Freire e Bakhtin, o texto aborda a educação libertadora e dialógica como meio de humanizar a relação entre educador, educando e tecnologia. Discute estratégias para integrar as tecnologias ao ensino de História, para propiciar a inclusão digital do aluno e, desse modo, o uso crítico e criativo dessas tecnologias, via diálogo. O Portal de História, produto de um estudo bibliográfico e de campo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da UFERSA, comprova ser possível integrar o ensino de História às tecnologias, via um web currículo próximo da realidade da escola, que contribua para a inclusão digital do aluno e para torná-lo sujeito do seu devir.
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