INTEGRANDO TECNOLOGIA, CIBERESPAÇO E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE UM WEB CURRÍCULO HUMANIZADOR

Autores

  • Paulo Augusto Tamanini Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. http://orcid.org/0000-0001-6963-2952
  • Maria do Socorro Souza Secretaria do Estado de Educação do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Tecnologias e Ensino. http://orcid.org/0000-0003-2373-6101

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1791-1814

Palavras-chave:

Integração, Inclusão digital, Ensino de História, Web currículo.

Resumo

O artigo visa discutir a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ao ensino de História para pensar um web currículo de caráter humanizador para essa disciplina. Baseado em Freire e Bakhtin, o texto aborda a educação libertadora e dialógica como meio de humanizar a relação entre educador, educando e tecnologia. Discute estratégias para integrar as tecnologias ao ensino de História, para propiciar a inclusão digital do aluno e, desse modo, o uso crítico e criativo dessas tecnologias, via diálogo. O Portal de História, produto de um estudo bibliográfico e de campo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da UFERSA, comprova ser possível integrar o ensino de História às tecnologias, via um web currículo próximo da realidade da escola, que contribua para a inclusão digital do aluno e para torná-lo sujeito do seu devir.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Pós-Doutor em História (CAPES/UFPR). Doutor em História (CAPES/UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IIFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (CNPq/UFERSA). Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Maria do Socorro Souza, Secretaria do Estado de Educação do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Tecnologias e Ensino.

Mestra em Ensino (POSENSINO/UFERSA). Professora do Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual (NTE) e Municipal (NTM) de Mossoró/RN

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos