O ESTÁGIO CURRICULAR NO CONTEXTO DA EAD: A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p761-784Palavras-chave:
Professor intelectual, Pedagogia, Teoria e prática, Estágio curricular supervisionado, Relatórios reflexivos.Resumo
A relação teoria e prática tem sido amplamente discutida nos Cursos de Pedagogia, sendo o Estágio Curricular Supervisionado um importante elemento no processo de Formação de Professores. Questiona-se como se estabelece a relação teoria e prática no planejamento e efetivação do Estágio Curricular em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT ofertado pela Universidade Aberta do Brasil-UAB. Este estudo de Doutorado objetivou analisar como se deu a relação da teoria com a prática, no processo de desenvolvimento nos três Estágios Curriculares (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Espaços não escolares). Tratou-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, realizada com um grupo de 15 alunas. Observou-se a elaboração dos projetos de estágio, as interações presenciais e a distância e a regência em sala de aula. Neste artigo priorizamos os relatórios reflexivos. Os resultados apontaram que a vivência do Estágio Curricular necessita potencializar o exercício da reflexão crítica acerca das práticas de ensinar e do saber docente, o que implica problematização e trocas de experiências e de conhecimentos para o trabalho coletivo e para compreensão da escola como contexto singular de formação de professores. As análises foram realizadas considerando o Projeto do Curso de Pedagogia que corrobora com o pensamento de professor enquanto intelectual transformador, discutido por Giroux (1997). Pressupõe-se que o estágio curricular supervisionado tem a função fundamental que não é apenas levar os conhecimentos teóricos ao campo da prática, mas compreendê-los, pensando a realidade vivida pelo futuro professor.
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