O ESTÁGIO CURRICULAR NO CONTEXTO DA EAD: A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p761-784

Palavras-chave:

Professor intelectual, Pedagogia, Teoria e prática, Estágio curricular supervisionado, Relatórios reflexivos.

Resumo

A relação teoria e prática tem sido amplamente discutida nos Cursos de Pedagogia, sendo o Estágio Curricular Supervisionado um importante elemento no processo de Formação de Professores. Questiona-se como se estabelece a relação teoria e prática no planejamento e efetivação do Estágio Curricular em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT ofertado pela Universidade Aberta do Brasil-UAB. Este estudo de Doutorado objetivou analisar como se deu a relação da teoria com a prática, no processo de desenvolvimento nos três Estágios Curriculares (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Espaços não escolares). Tratou-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, realizada com um grupo de 15 alunas. Observou-se a elaboração dos projetos de estágio, as interações presenciais e a distância e a regência em sala de aula. Neste artigo priorizamos os relatórios reflexivos. Os resultados apontaram que a vivência do Estágio Curricular necessita potencializar o exercício da reflexão crítica acerca das práticas de ensinar e do saber docente, o que implica problematização e trocas de experiências e de conhecimentos para o trabalho coletivo e para compreensão da escola como contexto singular de formação de professores. As análises foram realizadas considerando o Projeto do Curso de Pedagogia que corrobora com o pensamento de professor enquanto intelectual transformador, discutido por Giroux (1997). Pressupõe-se que o estágio curricular supervisionado tem a função fundamental que não é apenas levar os conhecimentos teóricos ao campo da prática, mas compreendê-los, pensando a realidade vivida pelo futuro professor.

Biografia do Autor

Ana Paula Kuhn, Universidade Estadual de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Formação de Orientadores acadêmicos para a Modalidade de Educação a Distância pela UFMT e também em Gestão e Planejamento Escolar, pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura. Desde 2007 é professora efetiva da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) na área de Metodologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando por cinco anos como orientadora acadêmica no Curso de formação de professores na Modalidade a Distância oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Cristiano Maciel possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE); e Diretor Geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É Diretor de Eventos e Comissões Especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Coordenador do Programa Meninas Digitais. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, engenharia de software, gerência de projetos, redes sociais, governo eletrônico, legado digital pós-morte e tecnologias na educação.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo