PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMIXADAS: RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DA CULTURA DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE

Cristina Martins, Lucia Maria Martins Giraffa

Resumo


Neste artigo apresentamos o resultado de uma  pesquisa de cunho qualitativo-descritiva onde investigamos aspectos da formação docente relacionados às emergências da cultura digital. Esta cultura se estabelece num mundo digital, em que as tecnologias mudam relações, concepções e comportamentos da sociedade como um todo, ficando premente a necessidade de uma educação digital para compreender e atuar nesse novo contexto. Nesse cenário, a questão que se põe (e não é nova) está relacionada à formação docente, especificamente no que diz respeito aos desafios e às possibilidades para criar práticas pedagógicas que contemplem as expectativas e as necessidades de formação dos estudantes. Considerando tal problemática, propomos que o fazer docente adote práticas pedagógica remixadas, entendida como uma prática que se usa de duas ou mais estratégias pedagógicas baseadas em tendências emergentes da cultura digital. A fim de ilustrar a operacionalização desta proposta, optou-se por três estratégias: pensamento computacional, cultura maker e gamificação, as quais foram denominadas de Tríade Educacional Contemporânea.

Palavras-chave


Educação Digital; Práticas pedagógicas remixadas; Pensamento Computacional; Cultura Maker; Gamificação.

Texto completo:

PDF

Referências


BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora:Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2017. Edição do Kindle.

COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2010.

DIAZ, Rubén et al. Código fuente: la remezcla. 2009. Disponível em:

http://www.zemos98.org/IMG/pdf_codigo_fuente-la_remezcla.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à

implementação. Artmed, 2008.

MARTINS, Cristina. Práticas pedagógicas remixadas: possibilidades de estratégias docentes alinhadas a tendências emergentes da cultura digital. Orientadora: Lucia Maria Martins Giraffa. 2020. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades,

PUCRS, 2020.

MARTINS, Cristina; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Possibilidades de ressignificações nas práticas pedagógicas emergentes da gamificação. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, 2018, v. 20, n. 1, p. 5-26. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8645976. Acesso em: 17 jun. 2020.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Ed. da UNIJUÍ, 2011.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. New York City: Basic Books, Inc., 1980.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. 9. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2003.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 71-83, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/07.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade. São Paulo: Paulus, 2006.

TAIMALU, Merle; LUIK, Piret. The impact of beliefs and knowledge on the integration of technology among teacher educators: A path analysis. Teaching and Teacher Education, v. 79, p. 101-110, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.12.012. Acesso em:

jun. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/1118178.1118215. Acesso

em: 17 jun. 2020.




DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p739-760

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais