A CULTURA DA ESCOLA RECONTEXTUALIZANDO A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NO CURRÍCULO

Milene Peixer Loio, Marina Bazzo de Espíndola, Roseli Zen Cerny, Nayara Cristine Müller Tosatti

Resumo


O contexto escolar é constantemente pressionado pelas demandas sociais, delimitado pelas políticas e pelas percepções sociais acerca da função da escola na sociedade atual. Dentre as principais demandas, a integração de tecnologias nas práticas e nos currículos aparecem com grande ênfase nas políticas e nas discussões. No entanto, é no chão da escola, que as expectativas e as próprias Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são reconfiguradas e recontextualizadas. Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior e nele temos por objetivo, analisar como os professores ressignificam as possibilidades das TDIC no currículo a partir da cultura da escola. A partir das falas de professores e gestores de quatro escolas públicas do estado de Santa Catarina, emergiram as seguintes categorias de análise: (i) Infraestrutura local e seus impactos na integração de TDIC ao currículo da escola; (ii) Políticas da gestão da escola para a integração das TDIC; (iii) Experiências do coletivo da escola com integração de TDIC; (iv) Potencialidades pedagógicas das TDIC vislumbradas pelo coletivo da escola para seu contexto. As diferenças significativas que cada escola apresentou em seus contextos, especialmente na relação da gestão de infraestrutura, refletem em como elas ressignificam o uso das TDIC e as integram ao currículo.


Palavras-chave


Cultura da escola; TDIC; Currículo; Prática pedagógica.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Integração currículo e tecnologias: concepção epossibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALVES, Dom Robson Medeiros; LEMOS, Silvana Donadio Vilela (Orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. p. 20–38. Disponível em: https://issuu.com/letracapital/docs/web_curr__culo/2. Acesso em: 02 jul. 2019.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ASSIS, Maria Paulina. Integração da Web 2.0 ao Currículo: a Geração Web Currículo. La educ@cion Revista Digital, v. 145, p.1-24, 2011. Disponível em: http://www.educoea.org/portal/La_Educacion_Digital/145/articles/ART_bianconcini_E S.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, Tecnologia e Cultura Digital: espaços e tempos de Web Currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 abril, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/5676/4002. Acesso em: 26 mar. 2020.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, v. 12, 2012, p. 57-82. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/ almeida-valente.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 30, n.109, set.-dez. 2009, p. 1081-1102. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 15 mai. 2020.

BUCKINGHAM, David. Aprendizagem e Cultura Digital. Revista Pátio, Ano 11, n. 44, Jan. 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/2748122/Aprendizagem_e_cultura_digital. Acesso em: 10 abr. 2020.

CARVALHO, Renato Gil Gomes. Cultura global e contextos locais: A escola como instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educação, 26 ed., Jun. 2006. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1434GilGomes.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

CERNY, Roseli. Zen; BÚRIGO, Carla. Cristina.; TOSATTI, Nayara. Cristine Müller. O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores. Revista de Educação Pública, v. 25, p. 329-339, 2016. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679/2577

Acesso em: 01 abr. 2020.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (Orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ESPÍNDOLA, Marina Bazzo; GIANNELLA, Tais Rabetti. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e da Saúde: Análise das Formas de Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem por Professores Universitários. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, p. 189-210, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5978/pdf. Acesso em: 01 abr. 2020.

FALSARELLA, Ana Maria. Os estudos sobre a Cultura da Escola: forma, tradições, comunidade, clima, participação, poder. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, nº. 144, p.618-633, jul.-set., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v39n144/1678-4626-es-es0101-73302018182991.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1974.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: a sociologia do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. 3. ed. Trad. Dagmar Zibas. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

KRAMER, Sônia. Entrevistas coletivas: uma alternativa para lidar com diversidade, hierarquia e poder na pesquisa em Ciências Humanas. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim (Orgs.). Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 57-75.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, v. 27, 2006, p. 843-876. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf. Acesso em: 29 mar. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Jóvenes: comunicación y identidad. Pensar Iberoamérica. Revista de Cultura, n. 0, fev. 2002. Disponível em: http://oei.es/pensariberoamerica/ric00a03.htm. Acesso em: 26 mar. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: HUCITEC, 2002.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, Rio de Janeiro, may.-aug. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200012. Acesso em: 26 mar. 2020.

PACHECO, José Augusto. Currículo: Teoria e Práxis. Porto: Porto Editora, 1996.

PÉREZ-GÓMEZ, Angel Ignacio. Educação na Era Digital: a escola educativa. Tradução Marisa Guedes, Porto Alegre: Penso, 2015.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SELWYN, Neil. What do we mean by ‘education’ and ‘technology’? In: SELWYN, Neil. Education and Technology: key issues and debates. Londres: Bloomsbury, 2014. Edição para Kindle. Tradução para o português de Giselle M. S. Ferreira: “O que queremos dizer com ‘educação’ e ‘tecnologia’?, 2016a. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdfAcesso em: 12 abr. 2020.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempo de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Curitiba: Editora UFPR, 2006.

SOUSA, Ana Maria Borges de; CERNY, Roseli Zen; CARDOSO, Terezinha Maria. 5º período Organização escolar. 2. ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2010.

SUGRUE, Brenda. Cognitive Approaches to Web-based Instruction. In: LAJOIE, S. P. Computers as cognitive tools. v.2: Mahwah, New Jersey, Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

VIÑAO-FRAGO, Antonio. Culturas escolares, reformas e innovaciones: entre la tradición y el cambio. Revista Teias, V. 1, n. 2, 2000. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23855/16828. Acesso em: 03 mar. 2020.




DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p636-656

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais