A CULTURA DA ESCOLA RECONTEXTUALIZANDO A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NO CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p636-656

Palavras-chave:

Cultura da escola, TDIC, Currículo, Prática pedagógica.

Resumo

O contexto escolar é constantemente pressionado pelas demandas sociais, delimitado pelas políticas e pelas percepções sociais acerca da função da escola na sociedade atual. Dentre as principais demandas, a integração de tecnologias nas práticas e nos currículos aparecem com grande ênfase nas políticas e nas discussões. No entanto, é no chão da escola, que as expectativas e as próprias Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são reconfiguradas e recontextualizadas. Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior e nele temos por objetivo, analisar como os professores ressignificam as possibilidades das TDIC no currículo a partir da cultura da escola. A partir das falas de professores e gestores de quatro escolas públicas do estado de Santa Catarina, emergiram as seguintes categorias de análise: (i) Infraestrutura local e seus impactos na integração de TDIC ao currículo da escola; (ii) Políticas da gestão da escola para a integração das TDIC; (iii) Experiências do coletivo da escola com integração de TDIC; (iv) Potencialidades pedagógicas das TDIC vislumbradas pelo coletivo da escola para seu contexto. As diferenças significativas que cada escola apresentou em seus contextos, especialmente na relação da gestão de infraestrutura, refletem em como elas ressignificam o uso das TDIC e as integram ao currículo.

Biografia do Autor

Milene Peixer Loio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2014), bacharel em Letras Língua Portuguesa e Literatura Vernáculas pela UFSC (2012) e licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literatura Vernáculas também pela UFSC (2010).Tem como interesse de pesquisa o Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e a Educação, atuando na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: currículo, gêneros do discurso, formação de professores, educação nos movimentos sociais, educação na cultura digital, entre outros.

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFSC (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela mesma instituição (2005) e doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Científica e Tecnológica, Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Midia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC).

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Vice Diretora do Centro de Ciências de Educação. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Itinera. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Currículo.

Nayara Cristine Müller Tosatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga Licencada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha Educação e Comunicação. Integrou no período de 2014 à 2016 o projeto de extensão intitulado: "Educação na Cultura Digital: uma proposta de construção Coletiva”, desenvolvido no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC), no Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC. Atualmente participa do grupo de pesquisa em Currículo- Itinera, localizado no CED/UFSC que desenvolve o projeto "POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações e impactos (no desenvolvimento do currículo escolar) nas redes públicas de ensino no Estado de Santa Catarina (2016-2019)". Também Participa do Grupo de Pesquisa em Mídia Educação e Comunicação educacional-Comunic, localizado no CED/UFSC.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo