CULTURA ESCOLAR RECONTEXTUALIZANDO LA INTEGRACIÓN DE TDIC EN EL CURRÍCULO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p636-656

Palabras clave:

Cultura de la escuela, TDIC, Currículum, Práctica pedagógica.

Resumen

El contexto escolar está constantemente siendo presionado por las demandas sociales, delimitadas por políticas y percepciones sociales sobre el papel de la escuela en la sociedad actual. Entre las principales demandas, la integración de tecnologías a las prácticas pedagógicas y curriculum aparece con gran énfasis en políticas y debates. Sin embargo, es en el ambito escolar donde las expectativas y las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) se reconfiguran y recontextualizan. El presente artículo es una muestra de una investigación más amplia cuyo objetivo es analizar cómo los maestros resignifican las posibilidades de TDIC en el curriculum a partir de la cultura de cada escuela. Teniendo en cuenta la opinión de maestros y directores de cuatro escuelas públicas en el Estado de Santa Catarina, surgieron las siguientes categorías de análisis: (i) Infraestructura local y sus impactos en la integración de TDIC en el currículo escolar; (ii) Políticas de gestión escolar para la integración de TDIC; (iii) Experiencias del colectivo escolar con integración de TDIC; (iv) Las posibilidades pedagógicas de TDIC vislumbradas por el colectivo escolar para su contexto. Las diferencias significativas que cada escuela presentó en sus contextos, especialmente en relación a la gestión de infraestructura, reflejan cómo la escuela resignifica el uso de las TDIC y las integran en el curriculum.

Biografía del autor/a

Milene Peixer Loio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2014), bacharel em Letras Língua Portuguesa e Literatura Vernáculas pela UFSC (2012) e licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literatura Vernáculas também pela UFSC (2010).Tem como interesse de pesquisa o Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e a Educação, atuando na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: currículo, gêneros do discurso, formação de professores, educação nos movimentos sociais, educação na cultura digital, entre outros.

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFSC (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela mesma instituição (2005) e doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Científica e Tecnológica, Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Midia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC).

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Vice Diretora do Centro de Ciências de Educação. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Itinera. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Currículo.

Nayara Cristine Müller Tosatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga Licencada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha Educação e Comunicação. Integrou no período de 2014 à 2016 o projeto de extensão intitulado: "Educação na Cultura Digital: uma proposta de construção Coletiva”, desenvolvido no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC), no Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC. Atualmente participa do grupo de pesquisa em Currículo- Itinera, localizado no CED/UFSC que desenvolve o projeto "POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações e impactos (no desenvolvimento do currículo escolar) nas redes públicas de ensino no Estado de Santa Catarina (2016-2019)". Também Participa do Grupo de Pesquisa em Mídia Educação e Comunicação educacional-Comunic, localizado no CED/UFSC.

Citas

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Publicado

2020-06-26

Número

Sección

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo