SCHOOL CULTURE RECONTEXTUALIZING DICT INTEGRATION IN THE CURRICULUM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p636-656

Keywords:

School culture, DICT, Curriculum, Pedagogical practice.

Abstract

The school context is constantly pressured by social demands, delimited by policies and by social perceptions about the role of the school in today's society. Among the main demands, the integration of digital technologies in practices and curricula appears with great emphasis in policies and educational debate. However, it is at school that expectations and Digital Information and Communication Technologies (DICT) are reconfigured and recontextualized. This article is an excerpt from a larger research and in it we aim to analyze how teachers redefine the possibilities of DICT in the curriculumfrom the school culture. From the statements of teachers and managers of four public schools in the state of Santa Catarina, the following categories emerged: (i) Infrastructure impacts on the integration of TDIC into the school curriculum; (ii) School policies for the integration of DICT; (iii) Experiences of the school collective with DICT integration; (iv) DICT Pedagogical potentialities envisioned by the school collective for its context. The significant differences that each school presented in their contexts, especially in relation to infrastructure management, reflect how they reframe the use of TDIC and integrate them into the curriculum.

Author Biographies

Milene Peixer Loio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2014), bacharel em Letras Língua Portuguesa e Literatura Vernáculas pela UFSC (2012) e licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literatura Vernáculas também pela UFSC (2010).Tem como interesse de pesquisa o Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e a Educação, atuando na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: currículo, gêneros do discurso, formação de professores, educação nos movimentos sociais, educação na cultura digital, entre outros.

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFSC (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela mesma instituição (2005) e doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Científica e Tecnológica, Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Midia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC).

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Vice Diretora do Centro de Ciências de Educação. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Itinera. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Currículo.

Nayara Cristine Müller Tosatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga Licencada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha Educação e Comunicação. Integrou no período de 2014 à 2016 o projeto de extensão intitulado: "Educação na Cultura Digital: uma proposta de construção Coletiva”, desenvolvido no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC), no Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC. Atualmente participa do grupo de pesquisa em Currículo- Itinera, localizado no CED/UFSC que desenvolve o projeto "POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações e impactos (no desenvolvimento do currículo escolar) nas redes públicas de ensino no Estado de Santa Catarina (2016-2019)". Também Participa do Grupo de Pesquisa em Mídia Educação e Comunicação educacional-Comunic, localizado no CED/UFSC.

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Published

2020-06-26

Issue

Section

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo