“FABRICAÇÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS” E A EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO CRÍTICO ENTRE CORNELIUS CASTORIADIS E PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1086-1102

Palavras-chave:

Cornelius Castoriadis, Paulo Freire, Autonomia, Fabricação social

Resumo

Neste artigo analisa-se a educação como projeto de poder, refletindo criticamente sobre a construção da “fabricação social” e a possibilidade de sua desconstrução à luz do conceito de autonomia de Cornelius Castoriadis e de Paulo Freire. Qual o papel da educação e do currículo no processo de construção dessa fabricação social de sujeitos? Essa é uma das questões levantadas na problematização do tema. Este artigo constitui em uma pesquisa bibliográfica, com ênfase no diálogo entre Cornelius Castoriadis e Paulo Freire. Entre os resultados destaca-se que os autores apontam para uma educação criativa, humanista e crítica, que possibilite a práxis e mudanças sociais, rompendo com práticas educacionais que fabricam indivíduos alienados, superando ideologias fatalistas de sociedade e de mundo.

Biografia do Autor

Denise Simões Rodrigues, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – PPGED-UEPA. Coordena o Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia – SOCID. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3271-1021. E-mail: dssr@uol.com.br

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará, Belém - PA

[1] Pós-doutoramento em educação pela PUC-RIO. Doutora em Educação (currículo) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Coordenadora do Núcleo de Educação Paulo Freire (NEP) e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X. E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br.

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade