“Seja justo, conforme meu reflexo e semelhança”

Um estudo sobre imagens da justiça e sensibilidades jurídicas no currículo de um curso de direito

Autores

  • Stephane Silva de Araujo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/Doutoranda https://orcid.org/0000-0003-0730-7139
  • Guilherme Stefan Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Mestrando. https://orcid.org/0000-0002-4637-2585
  • Maria Cecilia Lorea Leite Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/Professora Associada. https://orcid.org/0000-0002-9197-2299

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1287-1315

Palavras-chave:

Imagens da Justiça, Sensibilidades Jurídicas, Curso de Direito, Currículo, Formação Docente

Resumo

Neste artigo desenvolvemos a análise de uma imagem da justiça produzida por um docente de um curso de Direito, buscando compreender sensibilidades jurídicas potencializadas no contexto curricular. A formação docente dos profissionais que atuam no curso de Direito inspirou a discussão, elaborada no âmbito de uma pesquisa financiada pelo CNPq. A metodologia desenvolvida se alicerça na análise iconológica, segundo o Método Documentário de Interpretação (BOHNSACK, 2007), e nas teorizações acerca dos sentidos de justiça, conforme suas instituições e contexto local (GEERTZ, 1997). Problematizamos os sentidos expressos pela imagem e a possibilidade de estar alicerçada em processos de normalização dos estudantes no currículo de futuros bacharéis e operadores da justiça na sociedade.

Biografia do Autor

Stephane Silva de Araujo, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/Doutoranda

Especialista em Assistência Penitenciária do Ministério da Justiça. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas e Pedagoga pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Guilherme Stefan, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Mestrando.

Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É bolsista de Mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Associado da Rede de Pesquisa Empírica em Direito.

Maria Cecilia Lorea Leite, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/Professora Associada.

possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado na Université Paris 8. É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é Vice- Presidente da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. É associada da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Integra a Rede Judicial Images Network, da UK Arts and Humanities Research Council.

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos