“Seja justo, conforme meu reflexo e semelhança”
Um estudo sobre imagens da justiça e sensibilidades jurídicas no currículo de um curso de direito
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1287-1315Palavras-chave:
Imagens da Justiça, Sensibilidades Jurídicas, Curso de Direito, Currículo, Formação DocenteResumo
Neste artigo desenvolvemos a análise de uma imagem da justiça produzida por um docente de um curso de Direito, buscando compreender sensibilidades jurídicas potencializadas no contexto curricular. A formação docente dos profissionais que atuam no curso de Direito inspirou a discussão, elaborada no âmbito de uma pesquisa financiada pelo CNPq. A metodologia desenvolvida se alicerça na análise iconológica, segundo o Método Documentário de Interpretação (BOHNSACK, 2007), e nas teorizações acerca dos sentidos de justiça, conforme suas instituições e contexto local (GEERTZ, 1997). Problematizamos os sentidos expressos pela imagem e a possibilidade de estar alicerçada em processos de normalização dos estudantes no currículo de futuros bacharéis e operadores da justiça na sociedade.Referências
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