O DESAFIO DE INSTITUCIONALIZAR INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA FGV DIREITO SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1160-1177

Palavras-chave:

Proposta educacional, Metodologia inovadora, Desafios institucionais, Educação jurídica.

Resumo

O artigo analisa a institucionalização de uma proposta educacional inovadora: a criação e desenvolvimento do Curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Implementar e consolidar o novo modelo incita a possibilidade de compreender os desafios para criar e manter um curso de Direitos inovador. O estudo com abordagem qualitativa realiza-se por meio de pesquisa bibliográfica, principalmente a partir de Angarita, et al (2010), Khun (1998), Ghirardi (2009), Ghirardi; Oliveira (2012), Vieira (2012), Ghirardi; Vieira (2018). Os resultados revelam as dificuldades em renovar um curso dentro de uma moldura institucional já estabelecida e a necessidade central na formação dos sujeitos responsáveis por colocar em prática a nova proposta.

Biografia do Autor

José Garcez Ghirardi, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - FGV - SP

Professor Associado e tempo integral da FGV DIREITO SP (Graduação, Mestrado e Doutorado). Pós-doutorado no Collège de France. Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Advogado formado pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade