BALSA ESCOLA: EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NO CAMPO EM HUMAITÁ NO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2052-2073

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola de tempo integral, Educação Integral, Currículo.

Resumo

Este artigo discute as questões e as possibilidades trazidas pela proposta de tempo integral, no contexto de uma escola do campo da Rede Pública Municipal de Humaitá, município da região sul do Amazonas. A pesquisa teve como objetivo compreender como está organizado o tempo integral nessa unidade escolar e como foi construída a sua proposta curricular. Por meio da abordagem qualitativa, com o apoio da pesquisa de campo, foram aplicados, aos educadores e aos educandos, questionários semiestruturados contendo questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que as dificuldades encontradas na escola pesquisada, desde o trajeto de suas casas até a escola, ao acesso aos recursos tecnológicos, dentre outras, são aspectos que interferem no andamento das atividades/do currículo escolar.

Biografia do Autor

Zilda Gláucia Elias Franco, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação, Pedagoga e Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas.

Eulina Maria Leite Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação, Pedagogoa do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas.

Saray Marques, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica/CAPES – Professora da Faculdade de São Vicente (FSV).

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Publicado

2020-12-16

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Artigos