Os MOOCs como Oportunidade de Internacionalização da Educação Superior em Casa

o Estado do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e48608

Palavras-chave:

cursos on-line massivos abertos, internacionalização da educação superior, estado do conhecimento, Brasil

Resumo

O presente artigo, constituído como um recorte da dissertação de mestrado, visou analisar a produção científica sobre os Cursos On-line Massivos Abertos (MOOCs) e o processo de internacionalização da Educação Superior em pesquisas produzidas no Brasil, no período de 2008 a 2020. A metodologia utilizada se refere aos princípios de estado de conhecimento e tem como fonte principal a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com a realização desta pesquisa, foi possível perceber a escassez de trabalhos científicos que tratassem sobre os MOOCs e a internacionalização da Educação Superior em um único estudo. Portanto, isso sinaliza a necessidade de elaborar outras investigações acerca dessas temáticas, visando a um maior aprofundamento na área, a obtenção e a disseminação de novas compreensões e/ou novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Karen Graziela Weber Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE). E-mail: karen.machado@edu.pucrs.br – Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5115-8989.

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), por meio de concessão de bolsa para a realização do doutorado da autora.

 

Pricila Kohls-Santos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE). Integrante do Comitê Coordenador da RedGUIA. Pesquisadora da Cátedra Unesco Educação, Juventude e Sociedade. 

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Publicado

2024-08-01

Edição

Seção

Artigos