Os MOOCs como Oportunidade de Internacionalização da Educação Superior em Casa
o Estado do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e48608Palavras-chave:
cursos on-line massivos abertos, internacionalização da educação superior, estado do conhecimento, BrasilResumo
O presente artigo, constituído como um recorte da dissertação de mestrado, visou analisar a produção científica sobre os Cursos On-line Massivos Abertos (MOOCs) e o processo de internacionalização da Educação Superior em pesquisas produzidas no Brasil, no período de 2008 a 2020. A metodologia utilizada se refere aos princípios de estado de conhecimento e tem como fonte principal a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com a realização desta pesquisa, foi possível perceber a escassez de trabalhos científicos que tratassem sobre os MOOCs e a internacionalização da Educação Superior em um único estudo. Portanto, isso sinaliza a necessidade de elaborar outras investigações acerca dessas temáticas, visando a um maior aprofundamento na área, a obtenção e a disseminação de novas compreensões e/ou novos conhecimentos.
Referências
BATISTA, Janaina Siegler Marques. O processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração de Organizações) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009.
BIDO, Maria Cláudia Fogaça. Ciência com fronteiras: a mobilidade acadêmica e seus impactos. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Educacional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.
BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida. Estratégias e institucionalização no enfrentamento da evasão escolar no ensino a distância à luz da adaptação estratégica em uma instituição de Ensino Superior do Estado do Ceará. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2014.
BORGES, Fernanda Ribeiro. Avaliação de competências de estudantes universitários sobre visita domiciliar utilizando a ferramenta Curso Aberto Massivo Online. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2016.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A internacionalização na universidade brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. Brasília: Diretoria de Relações Internacionais, 2017.
DELMAESTRO, Maria Paula de Carvalho. Os desafios da internacionalização da educação profissional técnica: a experiência do IFES. Orientadora: Vânia Carvalho de Araújo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
DURÁN-JIMÉNEZ, Georgina. Perspectiva de internacionalización en casa e interculturalidad crítica como proceso de globalización contra hegemónica potenciada por las TIC: caso en red. 2019. Tesis (Doctorado en Educación) – Universidad Federal de Bahía, Salvador, 2019.
EBONE, Denise Santin. Avaliação e seleção de plataforma para Cursos On-line Abertos e Massivos em Instituições de Ensino Superior. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
GOTO, Melissa Midori Martinho. O impacto dos MOOCs (Massive Open On-line Cousers) nas Instituições de Ensino Superior: um estudo exploratório. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
IOP, Jozeane. Dinâmicas e movimentos da expansão da educação superior: presença da pós-graduação (stricto sensu) no sudoeste do Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
JESUS, Diovana Paula de. Educação a distância entre fronteiras: cursos de graduação à distância brasileiros em Moçambique e a internacionalização da educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
KNIGHT, Jane. Internationalization: Elements and checkpoints. (Research Monograph, No.7). Ottawa, Canada: Canadian Bureau for International Education, 1994.
MANOLE, Daniela. Recursos educacionais abertos e direitos autorais em ambientes virtuais de aprendizagem: conflitos e perspectivas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
MARQUES, Paula Fogaça. Massive Open Online Course (MOOC): uma análise de experiências pioneiras. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
MATTOS, Ana Carolina Guedes. MOOC: uma análise das produções nacionais e internacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de fora, 2015.
MOROSINI, Marília Costa. Docência universitária e o futuro: desafios e possibilidades. In: FERNANDES, Cleoni Maria Barboza; GRILLO, Marlene (org.). Educação superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Ulbra, 2001. p. 11-32.
MOROSINI, Marília Costa; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. Internacionalização da Educação Superior no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/cJVdgG9n7W9wdcMtXvGrN7k/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:18 jul. 2024.
MOURA, Valéria Feitosa de. A utilização dos Massive Open Online Courses (MOOCs) em métodos de blended learning e o valor funcional percebido pelos alunos: estudo de caso em um curso de graduação em administração. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
NEVES, Mauricio dos Santos. Estratégias para o ensino de gêneros textuais com utilização de MOOCS em dispositivos móveis. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.
NÓBREGA, Lutécia Maciel. Internacionalização da educação superior: estudo de caso dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
PESSOA, Thiago de Lima. Ensino de segurança do paciente em ambiente virtual de aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SANTOS, Renata Conceição dos. Caminhos da internacionalização universitária: o caso da UFRB. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SOUZA, Eduardo Pinheiro de. Mapeando os caminhos da internacionalização de Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SOUZA, Francisca Sidma Ferreira de. Acolhimento e integração dos estudantes internacionais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. 2019. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
TYLER, Jhamille Roberts. Inglês, tecnologia e internacionalização da educação superior: evidências e reflexões a partir da análise de MOOCs. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
UNESCO. Diálogo intercultural, competencias interculturales: marco conceptual y operativo. Cátedra UNESCO, Universidad Nacional de Colombia, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.