A construção do estado do conhecimento sobre iniciação científica na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1240-1262

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Escola, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Ciência

Resumo

A iniciação científica na escola básica trata-se de importante estratégia de aprendizagem. O principal objetivo da investigação foi construir estado do conhecimento das pesquisas sobre IC na escola e a pergunta que guiou o estudo foi: o que as produções científicas vêm dizendo sobre as relações entre a iniciação científica na educação básica? Foi realizada pesquisa no banco de dados do IBICT, com recorte temporal de 2010 e 2020. Foram selecionados 10 trabalhos, dos quais, a maior parte da região sul. As palavras-chave “IC” e “ensino médio” se destacaram. Sobre as estratégias metodológicas, a maioria foram entrevistas. Todos os trabalhos apresentaram potencialidades da IC para os estudantes. É possível considerar que o conhecimento sobre as práticas de IC fomenta tal estratégia como potencial pedagógico.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Professor do Departamento de Humanidades do CAp/UFRGS

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento do CAp/UFRGS

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos