A construção do estado do conhecimento sobre iniciação científica na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1240-1262Palavras-chave:
Iniciação Científica, Escola, Ensino Médio, Ensino Fundamental, CiênciaResumo
A iniciação científica na escola básica trata-se de importante estratégia de aprendizagem. O principal objetivo da investigação foi construir estado do conhecimento das pesquisas sobre IC na escola e a pergunta que guiou o estudo foi: o que as produções científicas vêm dizendo sobre as relações entre a iniciação científica na educação básica? Foi realizada pesquisa no banco de dados do IBICT, com recorte temporal de 2010 e 2020. Foram selecionados 10 trabalhos, dos quais, a maior parte da região sul. As palavras-chave “IC” e “ensino médio” se destacaram. Sobre as estratégias metodológicas, a maioria foram entrevistas. Todos os trabalhos apresentaram potencialidades da IC para os estudantes. É possível considerar que o conhecimento sobre as práticas de IC fomenta tal estratégia como potencial pedagógico.Referências
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