Concepção de tecnologia

levantamento, análise e possíveis implicações no projeto pedagógico institucional da UTFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1837-1865

Palavras-chave:

Projeto pedagógico institucional, Concepções de tecnologia, Universidade tecnológica, Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Resumo

O texto objetiva analisar a concepção Tecnologia apresentadas no Projeto Pedagógico Institucional da UTFPR. Por ser a única universidade tecnológica do Brasil, considera-se necessário compreender as perspectivas que fundamentam suas especificidades e norteiam seus currículos, suas práticas institucionais e pedagógicas. A partir dos estudos do campo CTS e da compreensão de perspectivas tradicional, crítica e sociológica de Tecnologia, buscou-se identificar quais dessas relevam-se no PPI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental a partir da análise de conteúdo. Verificou-se um hibridismo teórico, marcado pela coexistência de defesas epistemologicamente inconciliáveis. O estudo é inicial e pretende-se um aprofundamento posterior, avançando na análise do PPI e correlacionando com outros documentos institucionais como o PDI.

Biografia do Autor

Mayara Cristina Pereira Yamanoe, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora do Departamento Acadêmico de Humanidades da UTFPR Campus Francisco Beltrão. Graduada em Pedagogia (UNESPAR Campo Mourão, Mestre em Educação (UNIOSTE Cascavel) e Doutora em Tecnologia e Sociedade (UTFPR Curitiba).

José Bento Suart Júnior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor da Coordenação do Curso de Licenciatura em Química. Licenciado em Química (Unesp Bauru), Mestre e Doutor em Ensino de Ciências (Unesp Bauru)

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Artigos