O PERMANENTE CICLO DA INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR

Cecília Damas Gaeta

Resumo


A experiência de gestão de currículos aponta que durante sua oferta, o currículo inovador sofre uma série de impactos de diferentes naturezas que interferem em sua composição. Como, então, mantê-lo inovador ao longo de sua oferta?  O estudo decorrente deste problema estabeleceu como objetivo discutir o permanente ciclo de construção e reconstrução que permeia o currículo inovador no ensino superior. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório de um curso de pós-graduação lato sensu durante o período de 2002 a 2012. Ao final, conclui-se que a renovação permanente do currículo a partir de uma gestão sistêmica que ocorre em ciclos é a estratégia que permite que se mantenha inovador em contexto de continua transformação.


Palavras-chave


Currículo inovador; Gestão de currículo; Ciclo de renovação curricular.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1197-1213

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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