O PERMANENTE CICLO DA INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1197-1213

Palavras-chave:

Currículo inovador, Gestão de currículo, Ciclo de renovação curricular.

Resumo

A experiência de gestão de currículos aponta que durante sua oferta, o currículo inovador sofre uma série de impactos de diferentes naturezas que interferem em sua composição. Como, então, mantê-lo inovador ao longo de sua oferta?  O estudo decorrente deste problema estabeleceu como objetivo discutir o permanente ciclo de construção e reconstrução que permeia o currículo inovador no ensino superior. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório de um curso de pós-graduação lato sensu durante o período de 2002 a 2012. Ao final, conclui-se que a renovação permanente do currículo a partir de uma gestão sistêmica que ocorre em ciclos é a estratégia que permite que se mantenha inovador em contexto de continua transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cecília Damas Gaeta, Pesquisadora independente

Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e Vice-líder do grupo de pesquisa: FORPEC - Formação de professores e paradigmas curriculares da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Consultora-presidente da C&C Planejamento e Coordenação de cursos.

Referências

CAMPOS, Wagner. O que é gestão estratégica? Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-a-gestao-estrategica. Acesso em: 15 ago. 2019.

CORVALÁN, Francisca. Ler seminario de experiencias de innovación curricular. Universidad del Chile: 2016. Disponível em: http://plataforma.uchile.cl/seminarioinnovacion/publicacion/. Acesso em: 20 ago. 2019

FARINHA, José. Abordagem sistêmica em educação - uma perspectiva filosófica da Educação. Disponível em: http://w3.ualg.pt/~jfarinha/activ_docente/famcomintdef/matpedag/fe_trab.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019

GAETA, Cecilia. Diagnóstico da Atuação Docente dos Professores Universitários em Turismo e Hotelaria. Orientador: Marcos Tarciso Masetto. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

GAETA, Cecilia. Formação Docente para o Ensino Superior: uma inovação em cursos lato sensu. Orientador: Marcos Tarciso Masetto. 2007. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

GIMENO SACRISTÁN, José e PEREZ GOMEZ, Ángel I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. São Paulo: Artmed, 1998.

GRIZENDI, Eduardo. Manual de orientações gerais sobre inovação. [Brasília, DF]: Ministério das Relações Exteriores. Departamento de Promoção Comercial e Investimentos. Divisão de Programas de Promoção Comercial. 2011. Disponível em http://download.finep.gov.br/dcom/manualinovacao.pdf Acesso em: 15 ago. 2019

MARTINELLI, Dante P. e VENTURA, Carla A. Visão sistêmica e administração: conceitos, metodologias e aplicações. Saraiva, São Paulo: 2006.

MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Currículo inovador: um caminho para os desafios do ensino superior. Revista Forges, v. 4 n. 2, p. 273-88, 2016.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade