O PERMANENTE CICLO DA INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1197-1213

Palavras-chave:

Currículo inovador, Gestão de currículo, Ciclo de renovação curricular.

Resumo

A experiência de gestão de currículos aponta que durante sua oferta, o currículo inovador sofre uma série de impactos de diferentes naturezas que interferem em sua composição. Como, então, mantê-lo inovador ao longo de sua oferta?  O estudo decorrente deste problema estabeleceu como objetivo discutir o permanente ciclo de construção e reconstrução que permeia o currículo inovador no ensino superior. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório de um curso de pós-graduação lato sensu durante o período de 2002 a 2012. Ao final, conclui-se que a renovação permanente do currículo a partir de uma gestão sistêmica que ocorre em ciclos é a estratégia que permite que se mantenha inovador em contexto de continua transformação.

Biografia do Autor

Cecília Damas Gaeta, Pesquisadora independente

Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e Vice-líder do grupo de pesquisa: FORPEC - Formação de professores e paradigmas curriculares da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Consultora-presidente da C&C Planejamento e Coordenação de cursos.

Referências

CAMPOS, Wagner. O que é gestão estratégica? Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-a-gestao-estrategica. Acesso em: 15 ago. 2019.

CORVALÁN, Francisca. Ler seminario de experiencias de innovación curricular. Universidad del Chile: 2016. Disponível em: http://plataforma.uchile.cl/seminarioinnovacion/publicacion/. Acesso em: 20 ago. 2019

FARINHA, José. Abordagem sistêmica em educação - uma perspectiva filosófica da Educação. Disponível em: http://w3.ualg.pt/~jfarinha/activ_docente/famcomintdef/matpedag/fe_trab.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019

GAETA, Cecilia. Diagnóstico da Atuação Docente dos Professores Universitários em Turismo e Hotelaria. Orientador: Marcos Tarciso Masetto. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

GAETA, Cecilia. Formação Docente para o Ensino Superior: uma inovação em cursos lato sensu. Orientador: Marcos Tarciso Masetto. 2007. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

GIMENO SACRISTÁN, José e PEREZ GOMEZ, Ángel I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. São Paulo: Artmed, 1998.

GRIZENDI, Eduardo. Manual de orientações gerais sobre inovação. [Brasília, DF]: Ministério das Relações Exteriores. Departamento de Promoção Comercial e Investimentos. Divisão de Programas de Promoção Comercial. 2011. Disponível em http://download.finep.gov.br/dcom/manualinovacao.pdf Acesso em: 15 ago. 2019

MARTINELLI, Dante P. e VENTURA, Carla A. Visão sistêmica e administração: conceitos, metodologias e aplicações. Saraiva, São Paulo: 2006.

MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Currículo inovador: um caminho para os desafios do ensino superior. Revista Forges, v. 4 n. 2, p. 273-88, 2016.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade