TIC na formação inicial de professores em Portugal

na busca de um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371

Palavras-chave:

formação inicial de professores, metassíntese, revisão sistemática de literatura, tecnologias de informação e comunicação (TIC)

Resumo

O artigo resulta de uma revisão sistemática de literatura elaborada por meio de metassíntese qualitativa, a qual procura apresentar o estado da arte da integração das tecnologias da informação e comunicação na formação inicial dos professores portugueses entre os anos de 1998-2019. Nos estudos analisados, elegeram-se como foco: os objetivos, a metodologia, os dados coletados e as conclusões. Os resultados alcançados permitiram concluir que a metodologia qualitativa predomina na investigação nessa área do conhecimento, envolvendo um reduzido número de participantes nos estudos desenvolvidos. Sobre a integração das tecnologias na formação inicial de professores, revelam-se em maior proporção os aspectos de retrocesso e estagnação, perante um limitado avanço na mudança de posturas de professores do ensino superior sobre a importância das tecnologias no processo formativo dos futuros professores.

Biografia do Autor

Cristiano Rogério Vieira, Universidade de Lisboa/Instituto de Educação

Estudante Bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do programa de doutorado Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail: cristiano.r.vieira@edu.ulisboa.pt

Neuza Pedro, Universidade de Lisboa/Instituto de Educação

Doutora em TIC na Educação, Mestrado em Psicologia Educacional. Professora Assistente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa desde 2010. Coordenadora do Programa de E-learning da Universidade de Lisboa. Atualmente ministra os cursos de 'Fundamentos de E-learning' 'Treinamento em Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem', 'Análise de redes sociais' e 'Métodos de pesquisa em educação' em programas de mestrado e doutorado. E-mail: nspedro@ie.ulisboa.pt

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Artigos