TIC na formação inicial de professores em Portugal
na busca de um estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371Palavras-chave:
formação inicial de professores, metassíntese, revisão sistemática de literatura, tecnologias de informação e comunicação (TIC)Resumo
O artigo resulta de uma revisão sistemática de literatura elaborada por meio de metassíntese qualitativa, a qual procura apresentar o estado da arte da integração das tecnologias da informação e comunicação na formação inicial dos professores portugueses entre os anos de 1998-2019. Nos estudos analisados, elegeram-se como foco: os objetivos, a metodologia, os dados coletados e as conclusões. Os resultados alcançados permitiram concluir que a metodologia qualitativa predomina na investigação nessa área do conhecimento, envolvendo um reduzido número de participantes nos estudos desenvolvidos. Sobre a integração das tecnologias na formação inicial de professores, revelam-se em maior proporção os aspectos de retrocesso e estagnação, perante um limitado avanço na mudança de posturas de professores do ensino superior sobre a importância das tecnologias no processo formativo dos futuros professores.
Referências
CASP. CRITICAL APPRAISAL SKILLS Programme. Qualitative Checklist. CASP: Oxford, 2018. Disponível em: https://casp-uk.net/casp-tools-checklists/. Acesso em: 12 fev. 2022.
CNE. Conselho Nacional de Educação. Formação Inicial de Professores. CNE: Lisboa, 2015. Disponível em: http://bit.ly/2MplBTV. Acesso em: 12 fev. 2022.
COMISSÃO EUROPEIA. A Agenda Digital para a Europa – Promover o crescimento da Europa com base nas tecnologias digitais. Bruxelas: Comissão Europeia, 2012. Disponível em: https://www.fct.pt/dsi/docs/dae_revision-communication_pt.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
COMISSÃO EUROPEIA. Digital Education action Plan 2021-2027 Resetting education and training for the digital age. Bruxelas: Comissão Europeia, 2020. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
COSTA, Fernando (Coord.). Competências TIC. Estudo de implementação. Lisboa: GEPE-Ministério da Educação, 2009. v. II. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7011. Acesso em: 12 fev. 2022.
COSTA, Fernando Albuquerque et al. As TIC na Formação Inicial de Professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; BRAGA, Denise Bértoli; CALDAS, Raquel Rodrigues (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 129-154. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273650243_As_TIC_na_Formacao_Inicial_de_Professores_em_Portugal_e_no_Brasil_desafios_e_possibilidades. Acesso em: 12 fev. 2022.
COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Perspetivando modelos de formação de professores que integram as TIC nas práticas letivas: um contributo para o estado da arte. Actas de Proceedings of ICEM&SIIE’11 Joint Conference. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/14800. Acesso em: 12 fev. 2022.
ERWIN, Elizabeth J.; BROTHERSON; Mary Jane; SUMMERS, Jean Ann. Understanding qualitative metasynthesis: issues and opportunities in early childhood intervention research. Journal of Early Intervention, v. 33, n. 3, p. 186-200, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1053815111425493. Acesso em: 12 fev. 2022.
FONSECA, Maria Gorete Ramos. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: crenças e perspectivas de formadores. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/34138. Acesso em: 12 fev. 2022.
GALLEGO-ARRUFAT, María Jesús; TORRES-HERNÁNDEZ, Norma; PESSOA, Teresa. Competence of future teachers in the digital security ers. Comunicar, v. XXVII, n. 61, p. 53-62, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1229170.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
GUDMUNDSDOTTIR, Greta Björk; HATLEVIK, Ove Edvard. Newly qualified teachers’ professional digital competence: implications for teacher Education. In: European Journal of Teacher Education, v. 41, n. 2, p. 214-231, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2017.1416085?journalCode=cete20. Acesso em: 12 fev. 2022.
HOFER, Mark J.; GRANDGENETT, Neal; HARRIS, Judi; SWAN, Kathy. Testing a TPACK-Based Technology Integration Observation Instrument. In: KOEHLER, Mathew F.; MISHRA, Punya (ed.). Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2011. Chesapeake, VA: AACE, 2011. p. 4352-4359. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7055/684ccc0647570ce13f746c508fc10504bd69.pdf?_ga=2.75604885.1267122107.1586984021-1942410166.1586984021. Acesso em: 12 fev. 2022.
LOPES, Natália; GOMES, Anabela. Experimentar con TIC en la formación inicial de professores. Educatio Siglo XXI, v. 36, n. 3, p. 255-274, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.6018/j/349991. Acesso em: 12 fev. 2022.
LUCAS, Margarida; BEM-HAJA, Pedro. (2021). Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental. Aveiro: Ministério da Educação - Direção-Geral da Educação. Disponível em: https://rb.gy/2sfgms. Acesso em: 16 fev. 2022.
LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2018. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
MARTINEZ, Rosana; LEITE, Carlinda; MONTEIRO, Angélica. Os desafios das TIC para a formação inicial de professores: uma análise da agenda internacional e suas influências nas políticas portuguesas. Critica Educativa, v. 1, n. 1, p. 21-40, 2015. Disponível em: http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/22/169. Acesso em: 12 fev. 2022.
MARTINHO, António Manuel Matoso. A história da educação na formação de professores. Máthesis, v. 9, p. 279-296, 2000. Disponível em: http://www4.crb.ucp.pt/biblioteca/mathesis/mat9/mathesis9_279.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
MATOS, João Filipe. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores. Lisboa: Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/recentes/mpfip/pdfs/jfmatos.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
MATOS, João Filipe; PEDRO, Neuza. Articulação entre a formação inicial e a formação contínua de professores e educadores na dimensão TIC: princípios de orientação. In: COSTA, Fernando (coord.). Competências TIC. Estudo de implementação. Lisboa: GEPE-Ministério da Educação, 2009. v. II. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7011. Acesso em: 12 fev. 2022.
MOURAZ, Ana; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A formação inicial de professores em Portugal decorrente do Processo de Bolonha: uma análise a partir do “olhar” de professores e de estudantes. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 46, n. 2, p. 189-209, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_10. Acesso em: 12 fev. 2022.
PAIS, Maria Custódia; SILVA, Bento Duarte. O lugar das TIC na formação inicial de educadores e de professores do ensino básico em Portugal. In: FERREIRA, Julia; ESTRELA, Albano (ed.). Actas do XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF, a formação de professores à luz da investigação. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2003. p. 185-193. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/18064. Acesso em: 12 fev. 2022.
PATRÍCIO, Maria Raquel. Tecnologias Web 2.0 na formação inicial de professores. Orientadores: Eurico Carrapatoso e Vitor Gonçalves. 2009. Dissertação (Mestrado em Multimédia) – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/1971. Acesso: 12 fev. 2022.
PIEDADE, João Manuel Nunes; PEDRO, Ana Isabel Gonçalves; MATOS, João Filipe. Projeto TEL@FTELAB: desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática. Intersaberes, v. 14, n. 31, p. 37-57, jan./mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22169/revint.v14i31.1495. Acesso em: 12 fev. 2022.
PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: perspectivas para a formação inicial de professores. In: PONTE, João Pedro da (Org.). A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico (Cadernos de Formação de Professores, n. 4). Porto: Porto Editora, 2002. p. 19-26. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4202/1/02-Ponte%20%28TIC-INAFOP%29.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
PONTE, João Pedro da; SERRAZINA, Lurdes. As novas tecnologias na formação inicial de professores. Lisboa: Ministério da Educação – Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento, 1998.
PORTUGAL. Lei de Bases do Sistema Educativo – Lei n.º 46/86. Diário da República n.º 237/1986, Lisboa, 1986. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/70328402/201912112007/exportPdf/maximized/1/cacheLevelPage?rp=indice. Acesso em: 12 fev. 2022.
PORTUGAL. Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020: Plano de Ação para a Transição Digital. Diário da República n.º 78/2020, Série I de 2020-04-21, Lisboa, 2020. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/132133788. Acesso em: 12 fev. 2022.
REDECKER, Christine. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Editor Yves Punie. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. ISBN 978-92-79-73494-6, doi:10.2760/159770, JRC107466. Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/digcompedu. Acesso em: 12 fev. 2022.
SÁ, Cristina Manuela; MACÁRIO, Maria João. TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em didática de línguas. Indagatio Didactica, v. 6, n. 1, p. 480-503, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v6i1.4142. Acesso em: 12 fev. 2022.
SANDELOWSKI, Margarete; BARROSO, Julie. Handbook for synthesizing qualitative research. New York: Springer, 2007. Disponível em: https://epdf.pub/handbook-for-synthesizing-qualitative-research.html. Acesso em: 12 fev. 2022.
SIMÕES, Dora; FAUSTINO, Paula. O papel das TIC no estímulo à autonomia dos estudantes do ensino superior: Visão dos professores. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 74, p. 1-29, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.27.3734. Acesso em: 12 fev. 2022.
SOUSA, Clementina Fernandes; BRANCO, Maria Zita Pires Castelo. Meta-síntese: uma revisão da literatura – contributos para o conhecimento e para os cuidados de enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 4, n. 2, p. 97-101, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2013.v4.n2.519. Acesso em: 12 fev. 2022.
SOUSA, Luís Manuel Mota de et al. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, v. 1, p. 46-55, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n1.07.4391. Acesso em: 12 fev. 2022.
SUASSUNA, Lívia. Pesquisa qualitativa em educação e linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, v. 26, n. 1, p. 341-377, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p341. Acesso em: 12 fev. 2022.
TUCKMAN, Bruce Wayne. Manual de investigação em educação: metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
UNESCO. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação, rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Brasília: Unesco, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 12 fev. 2022.
VISEU, Floriano; PONTE, João Pedro da. Desenvolvimento do conhecimento didáctico do futuro professor de Matemática com apoio das TICs. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 12, n. 3, p. 383-413, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/41205974_Desenvolvimento_do_conhecimento_didactico_do_futuro_professor_de_Matematica_com_apoio_das_TIC. Acesso em: 12 fev. 2022.
VISEU, Floriano; PONTE, João Pedro da. A Formação do Professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu Estágio Pedagógico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 42a, p. 329-358, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/7106. Acesso em: 12 fev. 2022.
WÜNSCH, Luana Priscila. Formação Inicial de Professores do Ensino Básico e Secundário: integração das tecnologias da informação e comunicação nos mestrados em ensino. Orientador: João Filipe Matos. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/8616. Acesso em: 12 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.