CULTURA E CURRÍCULO: UM DIÁLOGO A PARTIR DO CONTEXTO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES

Ana Lúcia Nunes Pereira, Helga Porto Miranda, Maria do Socorro Castro Hage

Resumo


O objetivo desse estudo foi evidenciar a importância do diálogo entre a cultura e o currículo, no contexto dos estágios supervisionados em espaços educativos não escolares. Realizamos uma pesquisa de abordagem prioritariamente qualitativa, e utilizamos procedimentos de revisão bibliográfica e de conceitos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se principalmente nas concepções de Bauman (2012), Sacristàn (2002); Grundy (1991); Feldmann (2009); Freire (1967, 1987, 1983) e Gohn (2010). O estudo demonstrou que o diálogo entre a cultura e o currículo no contexto dos estágios supervisionados em espaços educativos não escolares são processos interrelacionados e integrados. Como um campo que integra múltiplas e diferentes culturas, contribuiu para a construção de um processo formativo que considera a amplitude da formação do humano, apontando possibilidades de aprendizagem fundamentais para formação e atuação do pedagogo.

 

 


Palavras-chave


Estágio; Espaços não escolares; Currículo; Cultura.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1254-1274

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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