DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM CURSO COOPERATIVO NA USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1235-1253

Palavras-chave:

Educação Cooperativa, Currículo Inovador, Escola Politécnica USP.

Resumo

O artigo objetiva publicizar, por meio de análise descritiva, os desafios e impactos enfrentados pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), durante os períodos de implantação e implementação do modelo de Educação Cooperativa no currículo dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Engenharia Química. Para tanto, emprega-se a pesquisa bibliográfica, recorrendo principalmente a Pacheco e Masetto (2007), Matai e Matai (2001), Morais (2005), Nakao, Grimoni e Turbino (2009), Nakao et al (2018) e a pesquisa documental referente ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da EPUSP. Os resultados apresentados destacam os benefícios auferidos pelos cursos que empregaram a Educação Cooperativa como norteadora de seu currículo.

Biografia do Autor

Osvaldo Shigueru Nakao, Universidade de São Paulo - USP.

Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica, EPUSP, da Universidade de São Paulo - USP. Membro do Conselho Fiscal da Fundação Vanzolini.

Referências

BIN, Ana Clara. Concepções de conhecimento e currículo em W. Kilpatrick e implicações do método de projetos. Orientador: Jaime Francisco Parreira Cordeiro. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

CAMARGO JR, João Batista; CUGNASCA, Paulo Sérgio. Análise da Progressão de Alunos no Curso Cooperativo de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da USP, 2013. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, COBENGE: UFGRS – Gramado - RS, 2013.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca. José Mário Azanha. Recife: Fundação Joaquim Nabuco e Massangana, 2010.

Co-operative Education and Work-Integrated Learning Canada (CEWIL Canada), formerly Canadian Association for Co-operative Education (CAFCE). Disponível em:

https://www.cewilcanada.ca/about-us.html. Acesso em: 30 jun. de 2019.

KILPATRICK, William Heard. Educação para uma civilização em mudança. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

MATAI, Patrícia Helena Lara dos Santos; PAIVA, José Luis de. Curso cooperativo de engenharia Química: uma inovação no ensino de engenharia, 2001. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, COBENGE: PUCRS, Porto Alegre - RS.

MATAI, Patrícia Helena Lara dos Santos; MATAI, Shigueharu. Ensino cooperativo: Estruturas quadrimestrais, 2001. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, COBENGE: PUCRS, Porto Alegre - RS.

MORAIS, Márcia Marques de. A sala de aula no contexto da educação do século 21. Brasília: INEP, 2005.

NAKAO, Osvaldo Shigueru et al. Nova escola de engenharia. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

NAKAO, Osvaldo Shigueru; GRIMONI, José Aquiles Baesso; TURBINO Diego. Análise de indicadores de evasão e de tempo de conclusão da Escola Politécnica da USP. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA COBENGE, 2009, Recife.

NAKAO, Osvaldo Shigueru; BRINATI, Hernani Luiz; GRIMONI, José Aquiles Baesso. Acceptance of Innovative Technical of Teaching and Learning. In: ICEE: AN INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING EDUCATION, 2011, Belfast.

OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na educação básica. Orientador: Dácio G. Moura. 2006, 153 f. Dissertação (Mestrado) – CEFET MG, Belo Horizonte, 2006.

PACHECO, Claudio Roberto de Freitas; MASETTO, Marcos Tarciso. O estágio e o ensino de engenharia. In: Masetto, M. T. Ensino de Engenharia: técnicas de otimização das aulas. Campinas: Avercamp, 2007. p. 143-162.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. A noção de experiência em John Dewey, a educação progressiva e o currículo de ciências. In: ATAS DO VIII ENPEC, 2011, Campinas: UNICAMP, 2011. v. 1. p. 1-11.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. A pedagogia de Dewey: Estudo introdutório. In: DEWEY, John. Vida e educação. Trad. e estudo preliminar Anísio S. Teixeira. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978. p. 33-53.

USP. Escola Politécnica da USP (EPUSP). Projeto Político Pedagógico. Estrutura Curricular 3. Habilitação em Engenharia de Computação (Cooperativo) EC3, 2013. Escola Politécnica (EPUSP), 2014. Disponível em:

http://ec3.polignu.org/wp-content/uploads/2013/04/J_EngCompCoop_1_PPP-EC3-Eng-de-ComputacaoCooperativo-AEG.pdf. Acesso em: 30 jun. de 2019.

WESTBROOK, Roberto Brett; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Trad. e Org. José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues. Recife: Fundação Joaquim Nabuco e Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade