Pedagogia
Revisitando a formação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p969-987Palavras-chave:
Formação Docente, Pedagogia, Egressos, Currículo, Prática ProfissionalResumo
O artigo em tela relata pesquisa que, por meio do olhar dos egressos, investigou o currículo de um curso de Pedagogia, relacionando a pertinência da formação obtida com as necessidades vivenciadas na prática profissional, bem como buscou identificar o grau de adequação do currículo vivenciado com as demandas do mercado de trabalho. A metodologia da pesquisa, de abordagem quali-quanti e com característica interpretativa, utilizou de questionário e entrevista semiestruturada. Observou-se que o ambiente de formação docente é um espaço de múltiplas tendências e, por isso, de múltiplas referências. Um espaço onde os saberes ora apresentam-se fragmentados e desarticulados, ora apresentam-se articulados e buscando alternativas que apontem para uma nova relação pedagógica e maior coerência com as necessidades da prática profissional e das demandas do mercado, como constatou-se ser o contexto do curso de Pedagogia pesquisado.
Referências
ABRAHÃO, Virgínia Beatriz Baesse. A interpretação de dados de pesquisa e a análise de discurso. Revista (Con) Textos Linguísticos, Vitória, v. 3, n. 3, 2009. p. 77-90. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5140. Acesso em: 14 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n.º 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.
CAMPOS, Roselane de Fátima. A reforma da formação inicial dos professores da Educação Básica nos anos de 1990. Desvelando as tessituras da proposta governamental. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
FIOD, Edna Garcia Maciel. A precarização do trabalho docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 28, Caxambu, MG, 2005. Anais... Caxambu, 2005. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/28/início.htm. Acesso em: 20 maio 2017.
FOLHA DE PERNAMBUCO. Brasil corre risco de ter exército de professores sem empregos próximos anos. Folha de Pernambuco, Pernambuco, 5 dez. 2019.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 1997.
GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ GÓMEZ, Alberto I. (Orgs.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 119-147.
KUENZER, Acacia Zeneida. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação e Sociedade, Campinas, ano XX, n. 68, p. 163-201, dez. 1999.
LIMA, Ana Ignez Belém. A professora alfabetizadora: caminhos e descaminhos na construção de uma identidade. 1995. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1995.
MACEDO, Roberto Sidnei. Trajetória, itinerário, itinerância e errância: perspectivando o currículo enquanto crisálida. Salvador, 2000. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1224t.PDF. Acesso em: 10 abr. 2018.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.