Pedagogy

Revisiting the school training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p969-987

Keywords:

Teacher Education, Pedagogy, Graduates, Syllabus, Professional Practice

Abstract

The present article reports research that, through the graduates’ eyes, investigated the syllabus  of a Pedagogy course, interrelating  the relevance of the acquired school training to the needs experienced in professional practice, as well as aimed  to  identify the degree of adequacy of the experienced syllabus  with the demands of the labor market. The research methodology, bearing a quali-quantitative approach plus an interpretative characteristic, used a questionnaire and semi-structured interview. It was observed that the teacher training environment is a space of multiple trends and, therefore, of multiple references. A space where knowledge is sometimes either fragmented and disjointed, or  articulated and looking for alternatives that point to a new pedagogical relationship and greater coherence with the needs of professional practice and labor demands, as it was found to be the context of the researched Pedagogy course.

Author Biographies

Carla Maria Nogueira de Carvalho, UEMG

Graduada em Pedagogia (1989) e Estudos Sociais (1992), Especialista em Metodologia do Ensino, Mestre em Educação - Área Educação e Sociedade (2003) pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e Doutora em Humanidades e Artes - com Menção em Ciências da Educação (2016) pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). É professora efetiva na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) , na Área de Políticas Públicas Educacionais e Gestão, no Departamento de Administração Educacional (DAE). Atua como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa LEDOC (Laboratório de Estudos sobre a Docência - Linha:Desafios Contemporâneos na Formação de Educadores ); NEPHES (Núcleo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Sociedade- Linha: Espaços Formativos, Sujeitos e Currículos) e NEPPPE ( Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais - Linhas: Políticas Educacionais para a Diversidade, Inclusão e Cotidiano escolar / Currículo, Formação, Trabalho Docente e Políticas Públicas), sendo coordenadora do último .Tem experiência na área de Educação, desde a educação infantil até a pós-graduação, em instituições públicas e privadas, nas modalidades presencial e ead, com ênfase em Fundamentos, Organização e Política Pública Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação e trabalho docente, gestão , políticas públicas ,educação inclusiva,híbrida e de tempo integral.

Juliana Cordeiro Soares Branco, UEMG

É pós doutora em Educação pela UFMG, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Possui mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana-PPGE, Linha 2 Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Também é Coordenadora Adjunta do Programa e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia-NECT/FaE/UEMG. Possui experiência em docência e supervisão pedagógica na educação básica, coordenação de cursos a distância, tutoria a distância e realiza estudos e pesquisas sobre educação a distância, formação de professores para a educação básica, trabalho docente, formação em serviço e TDIC`s (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação).

Larissa Costa de Almeida, UEMG

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Alberto Delpino(2014). Atualmente acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação. Também é Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG – PAPq/UEMG.

References

ABRAHÃO, Virgínia Beatriz Baesse. A interpretação de dados de pesquisa e a análise de discurso. Revista (Con) Textos Linguísticos, Vitória, v. 3, n. 3, 2009. p. 77-90. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5140. Acesso em: 14 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n.º 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.

CAMPOS, Roselane de Fátima. A reforma da formação inicial dos professores da Educação Básica nos anos de 1990. Desvelando as tessituras da proposta governamental. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

FIOD, Edna Garcia Maciel. A precarização do trabalho docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 28, Caxambu, MG, 2005. Anais... Caxambu, 2005. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/28/início.htm. Acesso em: 20 maio 2017.

FOLHA DE PERNAMBUCO. Brasil corre risco de ter exército de professores sem empregos próximos anos. Folha de Pernambuco, Pernambuco, 5 dez. 2019.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 1997.

GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ GÓMEZ, Alberto I. (Orgs.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 119-147.

KUENZER, Acacia Zeneida. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação e Sociedade, Campinas, ano XX, n. 68, p. 163-201, dez. 1999.

LIMA, Ana Ignez Belém. A professora alfabetizadora: caminhos e descaminhos na construção de uma identidade. 1995. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1995.

MACEDO, Roberto Sidnei. Trajetória, itinerário, itinerância e errância: perspectivando o currículo enquanto crisálida. Salvador, 2000. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1224t.PDF. Acesso em: 10 abr. 2018.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

Published

2021-09-29

Issue

Section

Artigos