Pedagogia

Revisitando a formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p969-987

Palavras-chave:

Formação Docente, Pedagogia, Egressos, Currículo, Prática Profissional

Resumo

O artigo em tela relata pesquisa que, por meio do olhar dos egressos, investigou o currículo de um curso de Pedagogia, relacionando a pertinência da formação obtida com as necessidades vivenciadas na prática profissional, bem como buscou identificar o grau de adequação do currículo vivenciado com as demandas do mercado de trabalho. A metodologia da pesquisa, de abordagem quali-quanti e com característica interpretativa, utilizou de questionário e entrevista semiestruturada. Observou-se que o ambiente de formação docente é um espaço de múltiplas tendências e, por isso, de múltiplas referências. Um espaço onde os saberes ora apresentam-se fragmentados e desarticulados, ora apresentam-se articulados e buscando alternativas que apontem para uma nova relação pedagógica e maior coerência com as necessidades da prática profissional e das demandas do mercado, como constatou-se ser o contexto do curso de Pedagogia pesquisado.

Biografia do Autor

Carla Maria Nogueira de Carvalho, UEMG

Graduada em Pedagogia (1989) e Estudos Sociais (1992), Especialista em Metodologia do Ensino, Mestre em Educação - Área Educação e Sociedade (2003) pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e Doutora em Humanidades e Artes - com Menção em Ciências da Educação (2016) pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). É professora efetiva na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) , na Área de Políticas Públicas Educacionais e Gestão, no Departamento de Administração Educacional (DAE). Atua como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa LEDOC (Laboratório de Estudos sobre a Docência - Linha:Desafios Contemporâneos na Formação de Educadores ); NEPHES (Núcleo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Sociedade- Linha: Espaços Formativos, Sujeitos e Currículos) e NEPPPE ( Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais - Linhas: Políticas Educacionais para a Diversidade, Inclusão e Cotidiano escolar / Currículo, Formação, Trabalho Docente e Políticas Públicas), sendo coordenadora do último .Tem experiência na área de Educação, desde a educação infantil até a pós-graduação, em instituições públicas e privadas, nas modalidades presencial e ead, com ênfase em Fundamentos, Organização e Política Pública Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação e trabalho docente, gestão , políticas públicas ,educação inclusiva,híbrida e de tempo integral.

Juliana Cordeiro Soares Branco, UEMG

É pós doutora em Educação pela UFMG, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Possui mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana-PPGE, Linha 2 Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Também é Coordenadora Adjunta do Programa e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia-NECT/FaE/UEMG. Possui experiência em docência e supervisão pedagógica na educação básica, coordenação de cursos a distância, tutoria a distância e realiza estudos e pesquisas sobre educação a distância, formação de professores para a educação básica, trabalho docente, formação em serviço e TDIC`s (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação).

Larissa Costa de Almeida, UEMG

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Alberto Delpino(2014). Atualmente acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação. Também é Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG – PAPq/UEMG.

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Publicado

2021-09-29

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Artigos