Pedagogia

Revisitando la formación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p969-987

Palabras clave:

Formación Docente, Pedagogía, Egresos, Currículo, Práctica Profesional

Resumen

El presente artículo relata la pesquisa que, por medio de observación de graduados, investigó el currículo de un curso de Pedagogía, relacionando la pertinencia de la formación obtenida con las necesidades vivenciadas en la práctica profesional, así como procuró identificar el grado de adecuación del currículo vivenciado con las demandas del mundo de trabajo. La metodología de la pesquisa de abordaje quali-quanti y con característica interpretativa, hizo uso de cuestionario y entrevista semiestructurada. Se observó que el ambiente de formación docente es un espacio de múltiples tendencias y, por eso, de múltiples referencias. Un espacio donde los saberes a veces se presentan fragmentados y desarticulados, y otras veces se presentan articulados y buscando alternativas que apunten para una nueva relación pedagógica, mayor coherencia con las necesidades de la práctica profesional y de las demandas de la práctica laboral, como se constató ser el contexto del curso de Pedagogía pesquisado.

Biografía del autor/a

Carla Maria Nogueira de Carvalho, UEMG

Graduada em Pedagogia (1989) e Estudos Sociais (1992), Especialista em Metodologia do Ensino, Mestre em Educação - Área Educação e Sociedade (2003) pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e Doutora em Humanidades e Artes - com Menção em Ciências da Educação (2016) pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). É professora efetiva na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) , na Área de Políticas Públicas Educacionais e Gestão, no Departamento de Administração Educacional (DAE). Atua como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa LEDOC (Laboratório de Estudos sobre a Docência - Linha:Desafios Contemporâneos na Formação de Educadores ); NEPHES (Núcleo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Sociedade- Linha: Espaços Formativos, Sujeitos e Currículos) e NEPPPE ( Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais - Linhas: Políticas Educacionais para a Diversidade, Inclusão e Cotidiano escolar / Currículo, Formação, Trabalho Docente e Políticas Públicas), sendo coordenadora do último .Tem experiência na área de Educação, desde a educação infantil até a pós-graduação, em instituições públicas e privadas, nas modalidades presencial e ead, com ênfase em Fundamentos, Organização e Política Pública Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação e trabalho docente, gestão , políticas públicas ,educação inclusiva,híbrida e de tempo integral.

Juliana Cordeiro Soares Branco, UEMG

É pós doutora em Educação pela UFMG, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Possui mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana-PPGE, Linha 2 Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Também é Coordenadora Adjunta do Programa e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia-NECT/FaE/UEMG. Possui experiência em docência e supervisão pedagógica na educação básica, coordenação de cursos a distância, tutoria a distância e realiza estudos e pesquisas sobre educação a distância, formação de professores para a educação básica, trabalho docente, formação em serviço e TDIC`s (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação).

Larissa Costa de Almeida, UEMG

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Alberto Delpino(2014). Atualmente acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação. Também é Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG – PAPq/UEMG.

Citas

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Publicado

2021-09-29

Número

Sección

Artigos