A diversidade na sala de aula e suas influências na formação de identidades discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e49195

Palavras-chave:

diversidade, identidade, diferença, prática pedagógica, narrativas

Resumo

O artigo analisa como tem sido o trabalho de professores com a diversidade na educação básica, a partir de narrativas sobre suas práticas de mediação pedagógica desenvolvidas com o intuito de gerar reflexões em torno do processo de formação identitária. A pesquisa trilhou no lastro da discussão acerca de diversidade, identidade, diferença, práticas pedagógicas, nos aportes da metodologia qualitativa, com opção pela entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram cinco professoras de História da Educação Básica e três licenciandos em História de uma universidade pública. Os resultados permitem concluir que há percepções dos colaboradores a respeito da importância de desenvolver práticas educativas que contemplem temáticas da diversidade, mas ainda um trabalho tímido, quase que solitário no tocante a uma pedagogia fundamentalmente encorpada sobre o reconhecimento da diversidade e das diferentes identidades presentes na escola.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Oliveira Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Edcação - PPGE da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Pós Graduada em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural pela UEFS (2007) e em Educação a Distãncia pela UNEB (2010). Pós-graduada em Gestão de Pessoas por competência com ênfase no setor público, pela UFBA (2018). Professora da Rede Pública Estadual desde 1993, atuando por 16 anos em sala de aula. Gestora de Escola Pública Estadual da Bahia por certificação e eleição desde 2009. Áreas de interesse em desenvolver estudos empíricos: Formação de Professor, Práticas Pedagógicas, Leitura e produção textual, Gestão Escolar, Currículo e Avaliação, 

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutorando e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

Referências

ARROYO, Miguel G. Os coletivos diversos repolitizam a formação. In: PEREIRA, Júlio Emílio, LEÃO, Geraldo (Orgs.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 82-96.

BOURDIEU, Pierre; NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio M. Escritos de educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE n.º 017, de 15 de agosto de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: Ministério de Educação/Conselho Nacional de Educação, 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 2, de 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, 2019.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e formação de professores/as. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Suzana (Orgs.). Educação em Direitos Humanos – temas, questões e propostas. Petrópolis: DP et Alli, 2008. p. 73-92.

CARRANO, Paulo. Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades. In: MOREIRA, Antônio Flávio, CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 182-211.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1/2, p. 185-195, jan./dez. 1997. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100010&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2021.

DOMINICÉ, Pierre. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, maio/ago. 2006. Disponível em: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/650. Acesso em: 20 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2021.

MOREIRA, Antônio Flávio, CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

PAIM, Elison Antônio. Narrativas, memórias e experiência do fazer-se leitor. História Oral, v. 18, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/563. Acesso em: 23 jan. 2021.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVA, Fabrício Oliveira; RIOS, Jane Adriana V. Pacheco; NUÑEZ, Joana Maria Leôncio. Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário. Emancipação, Ponta Grossa, v. 19, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9929. Acesso em: 20 fev. 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A perspectiva dos estudos culturais In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (Orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 72-103.

Downloads

Publicado

2023-05-15

Edição

Seção

Artigos