A diversidade na sala de aula e suas influências na formação de identidades discentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e49195Palavras-chave:
diversidade, identidade, diferença, prática pedagógica, narrativasResumo
O artigo analisa como tem sido o trabalho de professores com a diversidade na educação básica, a partir de narrativas sobre suas práticas de mediação pedagógica desenvolvidas com o intuito de gerar reflexões em torno do processo de formação identitária. A pesquisa trilhou no lastro da discussão acerca de diversidade, identidade, diferença, práticas pedagógicas, nos aportes da metodologia qualitativa, com opção pela entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram cinco professoras de História da Educação Básica e três licenciandos em História de uma universidade pública. Os resultados permitem concluir que há percepções dos colaboradores a respeito da importância de desenvolver práticas educativas que contemplem temáticas da diversidade, mas ainda um trabalho tímido, quase que solitário no tocante a uma pedagogia fundamentalmente encorpada sobre o reconhecimento da diversidade e das diferentes identidades presentes na escola.
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