Diversity in the classroom and their influences in the formation of discent identities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e49195

Keywords:

diversity, identity, difference, pedagogical practice, narratives

Abstract

The article analyzes how the work of teachers with diversity in basic education has been, based on narratives about their pedagogical mediation practices developed with a view to generating reflections around the process of identity formation. The research was based on the discussion of diversity, identity, difference, pedagogical practices, in the contributions of the qualitative methodology, with an option for the semi-structured interview. The participating subjects were five History of Basic Education teachers and three graduates in History from a public university. The results allow us to conclude that there are perceptions of the collaborators about the importance of developing educational practices that contemplate themes of diversity, but still a shy, almost solitary work with respect to a fundamentally robust pedagogy about the recognition of diversity and the different identities present in the school.

Author Biographies

Maria da Conceição Oliveira Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Edcação - PPGE da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Pós Graduada em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural pela UEFS (2007) e em Educação a Distãncia pela UNEB (2010). Pós-graduada em Gestão de Pessoas por competência com ênfase no setor público, pela UFBA (2018). Professora da Rede Pública Estadual desde 1993, atuando por 16 anos em sala de aula. Gestora de Escola Pública Estadual da Bahia por certificação e eleição desde 2009. Áreas de interesse em desenvolver estudos empíricos: Formação de Professor, Práticas Pedagógicas, Leitura e produção textual, Gestão Escolar, Currículo e Avaliação, 

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutorando e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

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Published

2023-05-15

Issue

Section

Artigos