Diversidad en el aula y sus influencias en la formación de identidades discentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e49195

Palabras clave:

diversidad, Constituição de Identidades Docentes., diferencia, práctica pedagógica, narrativas

Resumen

El artículo analiza cómo ha sido el trabajo de los docentes con diversidad en la educación básica, por las narraciones sobre sus prácticas de mediación pedagógica desarrolladas con miras a generar reflexiones en torno al proceso de formación de identidad. La investigación se basó en la discusión de la diversidad, identidad, diferencia, prácticas pedagógicas, en los aportes de la metodología cualitativa, con una opción para la entrevista semiestructurada. Los sujetos participantes fueron cinco profesores de Historia de la educación básica y tres graduados en Historia de una universidad pública. Los resultados nos permiten concluir que existen percepciones de los colaboradores sobre la importancia de desarrollar prácticas educativas que contemplen temas de diversidad, pero que sigan siendo un trabajo tímido y casi solitario con respecto a una pedagogía fundamentalmente concebida sobre el reconocimiento de la diversidad y las diferentes identidades presentes en la escuela.

Biografía del autor/a

Maria da Conceição Oliveira Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Edcação - PPGE da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Pós Graduada em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural pela UEFS (2007) e em Educação a Distãncia pela UNEB (2010). Pós-graduada em Gestão de Pessoas por competência com ênfase no setor público, pela UFBA (2018). Professora da Rede Pública Estadual desde 1993, atuando por 16 anos em sala de aula. Gestora de Escola Pública Estadual da Bahia por certificação e eleição desde 2009. Áreas de interesse em desenvolver estudos empíricos: Formação de Professor, Práticas Pedagógicas, Leitura e produção textual, Gestão Escolar, Currículo e Avaliação, 

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutorando e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

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Publicado

2023-05-15

Número

Sección

Artigos