FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E O CAMPO DA DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO DOCUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p867-890

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, Política Pública, Desigualdade Social.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar um percurso de pesquisas e práticas de um curso de psicologia realizadas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de um município do sul do Brasil. Por meio da metodologia da pesquisa documental, foram analisados trabalhos de conclusão de curso e relatórios de estágio dos anos finais da graduação, realizados entre 2004 e 2018 em serviços da política pública referida. O tratamento documental, orientado sob a perspectiva da psicologia sócio-histórica, evidencia os rastros de uma prática profissional em construção na formação inicial, bem como os efeitos da aproximação da graduação ao campo da desigualdade social no período que compreende a implantação e consolidação da Política Nacional de Assistência Social no país.

Biografia do Autor

Ana Paula Salvatori, Associação Catarinense de Ensino/Faculdade Guilherme Guimbala (ACE/FGG).

Psicóloga graduada pela Associação Catarinense de Ensino/Faculdade Guilherme Guimbala (ACE/FGG).

Allan Henrique Gomes, Associação Catarinense de Ensino/Faculdade Guilherme Guimbala (ACE/FGG).

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor na Universidade da Região de Joinville (PPGE/UNIVILLE), Professor na Associação Catarinense de Ensino/Faculdade Guilherme Guimbala (ACE/FGG).

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos