FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E O CAMPO DA DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p867-890Palabras clave:
Formação em Psicologia, Política Pública, Desigualdade Social.Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar um percurso de pesquisas e práticas de um curso de psicologia realizadas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de um município do sul do Brasil. Por meio da metodologia da pesquisa documental, foram analisados trabalhos de conclusão de curso e relatórios de estágio dos anos finais da graduação, realizados entre 2004 e 2018 em serviços da política pública referida. O tratamento documental, orientado sob a perspectiva da psicologia sócio-histórica, evidencia os rastros de uma prática profissional em construção na formação inicial, bem como os efeitos da aproximação da graduação ao campo da desigualdade social no período que compreende a implantação e consolidação da Política Nacional de Assistência Social no país.
Citas
ANDRADE, Letícia de. Problemáticas constitutivas na atuação nos CRAS: tensões relativas a um campo de trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2017.
ANDRADE, Letícia de et al. Percursos e experiência no Sistema Único de Assistência Social em Joinville/SC. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 51, n. 1, p. 230-248, jan-jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2017v51n1p230/34483. Acesso em: 23 ago. 2019.
BARRETO, Janaína Pereira. Encontro da obra de Viktor Frankl com famílias acolhe(dor)as. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2016.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras Providências. Brasília, DF, 1990.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social - PNAS. Brasília, DF, 2004.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Brasília, DF, 2009.
BULLA, Leonia Capaverde. Relações sociais e questão social na trajetória histórica do serviço social brasileiro. Revista Virtual Textos & Contextos, n. 2, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/ojs/index.php/fass/article/view/947/727. Acesso em: 01 out. 2019.
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referência Técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, DF, 2007.
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Programas de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, DF, 2012.
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos Centros de Referências Especializado de Assistências Social - CREAS. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, DF, 2013.
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Relações Raciais – Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os). Conselho Federal de Psicologia, Brasília, DF, 2017.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas famílias: referências para psicólogos. Brasília, DF, 2009.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Psicologia: uma profissão de muitas e diferentes mulheres. Brasília, DF, 2013.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Nota técnica com parâmetros para atuação das(os) profissionais de psicologia no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 2016.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Ano da formação em Psicologia: Revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. 2018.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução Nº 8, de 7 de maio de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. 2004.
CORSETTI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. UNIrevista, v. 1, n. 1, p. 32-46, jan. 2006. Disponível em: http://gephisnop.weebly.com/uploads/2/3/9/6/23969914/a_anlise_documental_no_contexto_da_pesquis_qualitativa.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.
COSTA, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da; ASSIS, Simone Gonçalves de. Fatores protetivos a adolescentes em conflito com a lei no contexto socioeducativo. Psicologia & Sociedade, v. 18, n. 3, p-74-81, set-dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/pLKXBPGnzmmHJdnYGf9Sgvf/?lang=pt. Acesso: 29 set. 2019.
COSTA, Teresinha. Psicanálise com crianças. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
FELÍCIO, Tatiane. Os sentidos do território: o uso de imagens como estratégias de in(ter)venção com jovens no programa de medidas socioeducativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2017.
FLORENTINO, Bruno Ricardo Bérgamo; MELO, Walter. A inserção da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social: notas introdutórias. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 3-12, jan-jun. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202017000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 ago. 2019.
GOMES, Allan Henrique; ANDRADE, Letícia de; MAHEIRIE, Kátia. A experiência de ser trabalhador na assistência social: imagens implicadas com o campo da desigualdade social. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v. 12, n. 3, p. 1-18, set-dez. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/2658/1757. Acesso em: 23 ago. 2019.
KOSER, Daiane; SOUZA, Fabiana Patricia de; MULLER, Juliana Maria Soares. Frutos do abandono: as concepções de crianças e adolescentes sobre estar em abrigo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2007.
LEONCIO, Wadad Ali Hamad. Consultas terapêuticas de crianças abrigadas e seus pais: uma investigação dos vínculos familiares. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
MALVASI, Paulo Artur. Entre a frieza, o cálculo e a “vida loka”: violência e sofrimento no trajeto de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 156-170, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/BttBH7JhTDSBhBJ5yxz8Y3K/abstract/?lang=pt. Acesso: 29 set. 2019.
MARTINS, Karla Patrícia Holanda; MATOS, Tereza Gláucia Rocha; MACIEL, Regina Heloisa Mattei de Oliveira. Formação em psicologia e as novas demandas sociais: relato dos egressos da Universidade de Fortaleza. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 1023-1042, set. 2009. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/1673/3639. Acesso em: 06 jun. 2019.
MOTTA, Roberta Fin; SCARPARO, Helena Beatriz Kochenborger. A Psicologia na Assistência Social: transitar, travessia. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 25, p. 230-239, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/pQSDqDm77j3V4L7YcZFFK5S/?lang=pt. Acesso em: 23 ago. 2019.
NEVES, Maria Gabriela. Rel(ações) étnico-raciais: perspectivas de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Joinville. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2017.
OLIVEIRA, Isabel Fernandes de et al. A prática psicológica na proteção social básica do SUAS. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 23, p. 140-149, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/WHD3gGP7zZwBpgF9Kvpqhrz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2019.
OLIVEIRA, Isabel Fernandes de; AMORIM, Keyla Mafalda de Oliveira. Psicologia e política social: o trato da pobreza como “sujeito”. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 30, b. 70, p. 559-566, jul-set. 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20519/pdf. Acesso em: 23 ago. 2019.
OLIVEIRA, Marcus Vinicius de. A ação clínica e os espaços institucionais das políticas públicas: desafios éticos e técnicos. In: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Ano da psicoterapia: textos geradores. Brasília, 2009. p. 106-130.
PEREIRA, Daniel Luciano; PORSCH, Tatiana Benck. A trajetória dos sujeitos até sua inserção como pais sociais nas instituições de acolhimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2011.
RAUPPY, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. In: BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 76-97.
SANTOS, Giselle Mellissa dos; KROEGER, Isolde. Violência intrafamiliar: um olhar sobre as percepções dos familiares no Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Joinville. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2011.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, n. 1, p. 1-15, jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf. Acesso em: 14 maio 2019.
SAWAIA, Bader Burihan. Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 364-372, dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/SNXmnP85p4XsKmsrWgbgtpr/?lang=pt. Acesso em: 23 ago. 2019.
SAWAIA, Bader Burihan (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética a desigualdade social. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
SENRA, Carmem Magda Ghetti; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 293-299, ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/rdzMc6m5DDMvwhpy6kfx38L/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2019.
SIEWERT, Clarice Steil; SIEGLE, Raquel. De casa para a rua... e da rua, para onde? A história de um menino abrigado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2005.
SILVEIRA, Adriana Ferreira Amorim da; REINKE, Carla Simone. O olhar pré-adolescente e do adolescente institucionalizado sobre família, abrigo, adoção e suas expectativas de futuro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2009.
SPINK, Peter. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, Mary Jane (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013. p. 100-126.
WITT, Camila et al. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado: Práticas de Ensino de Psicologia e Processos Educacionais. 2018. Relatório (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, 2018.
YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; OLIVEIRA, Isabel Fernandes de. Política Social e Psicologia: uma trajetória de 25 anos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. spe, p. 9-24, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17502/16418. Acesso em: 19 jun. 2019.
ZANIANI, Ednéia José Martins; BOARINI, Maria Lúcia. Infância e vulnerabilidade: repensando a proteção social. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 272-281, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/kjWV8JjMzPQMSL6vjh8vdRr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 29 set. 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.