ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA SUA MATERIALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p474-496

Palavras-chave:

Alternância, Movimentos Sociais do Campo, Formação de Educadores, Licenciatura em Educação do Campo

Resumo

O artigo visa identificar e analisar contribuições dos movimentos sociais do campo na materialidade das práticas formativas em alternância na formação de educadores da Licenciatura em Educação do Campo LPEC da UNIFESSPA. A investigação se fundamenta na teoria social crítica e se desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas com educandos, formadores e representantes dos movimentos sociais. O trabalho está organizado em três partes: os movimentos sociais como referências na Educação do Campo e a alternância na formação inicial de educadores do campo; o território da Região Sudeste do Pará e ações dos movimentos sociais que orientam o Curso e o perfil dos educandos, e por fim, a partir das falas dos sujeitos analisamos as contribuições dos movimentos sociais nas práticas em alternância. Os resultados indicam que os movimentos sociais contribuem para enriquecer os processos formativos em alternância na formação dos educadores do campo.

Biografia do Autor

Maria Celeste Gomes de Farias, Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Belém, Pará

Formada em Pedagogia; Mestrado em Educação na Linha de Politicas Públicas Educacionais; Doutorado em Educação Linha Educação, Cultura e Sociedade. Atua nas areas de: Educação do Campo; Formação de Educadores; Alternancia Pedagógica.

Salomão Antonio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Par, Belém, Pará

Doutorado em Educação: Currículo (Universidade de Wisconsin, Madison, 1999, e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000). Professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia.

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2021-03-30

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Artigos