POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E A ESCASSEZ DE PRODUÇÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p891-914

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Ensino Médio, Ensino de Matemática.

Resumo

O atual cenário brasileiro em relação às políticas educacionais tem gerado tensões e inseguranças evidentes no Ensino Médio, o que vem sendo debatido nas últimas décadas com certa limitação. O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas na Pós-Graduação e sua relação com as políticas curriculares e o ensino de matemática no Ensino Médio. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O referencial teórico se embasou em Lopes (2004; 2005), Lopes e Macedo (2011), Mainardes et al. (2011). Os resultados demonstraram que as pesquisas sofrem influências das políticas educacionais. A pesquisa apontou também que a escassez de produções sobre o ensino de matemática precisa ser superada e a área de Educação Matemática pode contribuir com investigações sobre questões mais abrangentes ao ensino de matemática e assim possibilitar estudos que considerem também as políticas curriculares.

Biografia do Autor

Ana Clédina Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), docente da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa. Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP, Pós-doutora em Ensino e Processos Formativos pela UNESP campus de Ilha Solteira-SP, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. E-mail: ana.cledina@unifesspa.edu.br.

Valdineia Rodrigues Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Mestranda da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), graduada em Licenciatura em Matemática pela Unifesspa. E-mail: valdineia@unifesspa.edu.br.

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Publicado

2021-06-30

Edição

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Artigos