POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E A ESCASSEZ DE PRODUÇÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p891-914Palabras clave:
Políticas Curriculares, Ensino Médio, Ensino de Matemática.Resumen
O atual cenário brasileiro em relação às políticas educacionais tem gerado tensões e inseguranças evidentes no Ensino Médio, o que vem sendo debatido nas últimas décadas com certa limitação. O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas na Pós-Graduação e sua relação com as políticas curriculares e o ensino de matemática no Ensino Médio. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O referencial teórico se embasou em Lopes (2004; 2005), Lopes e Macedo (2011), Mainardes et al. (2011). Os resultados demonstraram que as pesquisas sofrem influências das políticas educacionais. A pesquisa apontou também que a escassez de produções sobre o ensino de matemática precisa ser superada e a área de Educação Matemática pode contribuir com investigações sobre questões mais abrangentes ao ensino de matemática e assim possibilitar estudos que considerem também as políticas curriculares.
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