Coordenadores de curso e os saberes docentes

Algumas percepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1060-1084

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação de professores, Relação com o saber, Ciências Biológicas

Resumo

O resultado da investigação é fruto de indagação a respeito das percepções de coordenadores de curso de graduação em Ciências Biológicas acerca do processo formativo curricular para a docência. Assim, o artigo traz a análise das entrevistas em que se buscou identificar expressões relacionadas aos saberes docentes na formação do licenciado. A coleta, realizada em uma universidade pública do Paraná, contou com a participação de três professores que, naquele momento, exerciam a função de coordenadores pedagógicos. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo. A partir do corpus estabelecido foram identificadas cinco categorias emergentes. Considerando que os saberes docentes são compreendidos pelo conjunto de saberes decorrentes da formação acadêmica e de suas vivências no cotidiano profissional, observou-se a especificidade de cada curso, como ainda as particularidades e subjetividades da gestão.

Biografia do Autor

Ana Rita Levandovski, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Licenciada em Pedagogia (2000, FAFICOP). Especialista em Psicopedagogia (2002,FAFICOP). Mestre em Educação (UEL, 2008). Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL,2016-2019). Professora Assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio (CCP) - Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação - GEPEDUC (UENP) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIM (UEL). Atualmente Chefe de Gabinete da Reitoria da UENP (2014). Tem experiência na área administrativa e educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino e aprendizagem; educação inclusiva e relação família e escola.

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Especialização em Orientação e Supervisão (1996). Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química (1992). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC), responsável pela Linha Formação de Professores. Professora da rede pública - Educação Básica – Ciências/anos finais do Ensino Fundamental, desde 1991, lotada no Colégio Estadual Monteiro Lobato. Professora Adjunta B - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) na Universidade do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019.

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos