Coordenadores de curso e os saberes docentes
Algumas percepções
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1060-1084Palavras-chave:
Saberes docentes, Formação de professores, Relação com o saber, Ciências BiológicasResumo
O resultado da investigação é fruto de indagação a respeito das percepções de coordenadores de curso de graduação em Ciências Biológicas acerca do processo formativo curricular para a docência. Assim, o artigo traz a análise das entrevistas em que se buscou identificar expressões relacionadas aos saberes docentes na formação do licenciado. A coleta, realizada em uma universidade pública do Paraná, contou com a participação de três professores que, naquele momento, exerciam a função de coordenadores pedagógicos. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo. A partir do corpus estabelecido foram identificadas cinco categorias emergentes. Considerando que os saberes docentes são compreendidos pelo conjunto de saberes decorrentes da formação acadêmica e de suas vivências no cotidiano profissional, observou-se a especificidade de cada curso, como ainda as particularidades e subjetividades da gestão.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 mar. 2018.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: ressignificando os conceitos e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2006.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto et al. Gestão da educação e formação de professores: experiências de uma escola estadual do Paraná. Seminário de Pesquisa Em Educação Da Região Sul, 9., 2012. Anais […]. 19 p. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2536/504. Acesso em: 13 jan. 2021.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
GIMENO SACRISTÁN, José. O que significa o currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, José (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.
LEVANDOVSKI, Ana Rita. A Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas: uma análise do Projeto Pedagógico de Curso a partir da Matriz do Saber. Defesa. 2019. 217 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, Utopia e Pós-modernidade. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: questões atuais. 18. ed. Campinas: Papirus, 2014. p. 09-28.
NÓVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, 2010.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/z3kMwmdfKMTGM6pb6ZKzXjt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interação humana. Petrópolis: Vozes, 2014.
SOUZA, Angelo Ricardo. A escola por dentro e por fora: a cultura da escola e o programa de descentralização financeira em Curitiba – PR. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, a. 9, n. 2, p. 1-30, 2005. Disponível em: http://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/15244/rev92ART1.pdf. Acesso em: 26 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.