Coordinadores de cursos y conocimientos docentes

Algunas percepciones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1060-1084

Palabras clave:

Conocimiento de la enseñanza, Formación de professores, Relación con el conocimiento, Ciencias Biologicas

Resumen

El resultado del estudio es el resultado de una pregunta sobre la percepción de los coordinadores de los cursos de Ciencias Biológicas sobre el proceso formativo curricular para la enseñanza. El marco teórico utilizado aborda el conocimiento de la enseñanza, especialmente el conocimiento curricular. Así, el artículo trae el análisis de las entrevistas en las que se buscó identificar expresiones relacionadas con el conocimiento docente en la formación del egresado. La colección, realizada en una universidad pública de Paraná, contó con la participación de tres coordinadores pedagógicos. Los datos se analizaron en función del Análisis de Contenido. Del corpus establecido, se identificaron cinco categorías emergentes. Considerando que el conocimiento docente se entiende por el conjunto de conocimientos resultantes de la formación académica y sus experiencias en la vida diaria profesional, se observó la especificidad de cada curso, así como las particularidades de la gestión.

 

Biografía del autor/a

Ana Rita Levandovski, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Licenciada em Pedagogia (2000, FAFICOP). Especialista em Psicopedagogia (2002,FAFICOP). Mestre em Educação (UEL, 2008). Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL,2016-2019). Professora Assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio (CCP) - Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação - GEPEDUC (UENP) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIM (UEL). Atualmente Chefe de Gabinete da Reitoria da UENP (2014). Tem experiência na área administrativa e educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino e aprendizagem; educação inclusiva e relação família e escola.

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Especialização em Orientação e Supervisão (1996). Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química (1992). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC), responsável pela Linha Formação de Professores. Professora da rede pública - Educação Básica – Ciências/anos finais do Ensino Fundamental, desde 1991, lotada no Colégio Estadual Monteiro Lobato. Professora Adjunta B - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) na Universidade do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019.

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Publicado

2021-09-29

Número

Sección

Artigos