Course coordinators and teacher knowledge

A FEW PERCEPTIONS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1060-1084

Keywords:

Teacher Knowledge, Teacher Learning, Relationship with knowledge, Biological Sciences

Abstract

This investigation is the result of inquiries regarding the perceptions of coordinators of a Biological Sciences course about the curricular formative process for teaching. Thus, the article brings the analysis of the interviews in which it was sought to identify expressions related to the teaching knowledge in the training of the graduate. The data collection, carried out at a public university in Paraná, counted on the participation of three teachers who, at that time, exercised the function of pedagogical coordinators. The data were analyzed based on Content Analysis. Five emerging categories were identified from the established corpus. Considering that the teaching knowledge is understood by the set of knowledge resulting from academic training and their experiences in daily professional life, the specificity of each course was observed, as well as the particularities and subjectivities of management.

Author Biographies

Ana Rita Levandovski, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Licenciada em Pedagogia (2000, FAFICOP). Especialista em Psicopedagogia (2002,FAFICOP). Mestre em Educação (UEL, 2008). Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL,2016-2019). Professora Assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio (CCP) - Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação - GEPEDUC (UENP) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIM (UEL). Atualmente Chefe de Gabinete da Reitoria da UENP (2014). Tem experiência na área administrativa e educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; ensino e aprendizagem; educação inclusiva e relação família e escola.

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Especialização em Orientação e Supervisão (1996). Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química (1992). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC), responsável pela Linha Formação de Professores. Professora da rede pública - Educação Básica – Ciências/anos finais do Ensino Fundamental, desde 1991, lotada no Colégio Estadual Monteiro Lobato. Professora Adjunta B - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) na Universidade do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019.

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Published

2021-09-29

Issue

Section

Artigos