TESSITURAS CURRICULARES INOVANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p938-960

Palavras-chave:

Currículo, Diversidade, Inovação, Intervenção, Mestrado Profissional em Educação.

Resumo

Este texto discorre sobre as tessituras curriculares de um Mestrado Profissional em Educação, tensionando concepções de currículo, intervenção e inovação enrijecidas, homogeneizantes e descontextualizadas social e culturalmente. Apresenta a proposta do curso, enfatizando a centralidade de pesquisas sobre e no currículo como concretização de Investigações em Campo Piloto. Discute perspectivas conceituais e analíticas de intervenção e inovação na proposta curricular estabelecendo diálogo com resultados dessas investigações. Considera a dimensão inovante do curso pela abertura de sua proposta ao privilegiar a processualidade, a organização em rede, a heterogeneidade e a diferença como princípios não colonizadores e por arquitetar inovações instituintes, fundadas de modo colaborativo e abertas à diversidade e à heterogeneidade dos processos educativos de redes públicas de Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Veronica Domingues Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Sou graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Durante 20 anos atuei na Educação Básica e atualmente exerço a docência na Faculdade de Educação da UFBA, no curso de Pedagogia, na área de Estágio Supervisionado. Também, atuo na vice-coordenação do Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas.  Dedico-me aos seguintes temas: sensibilidades e educação; formação docente; currículo; e inovações pedagógicas.

 

Maria Roseli Gomes Brito de Sá, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Professora Associada da Universidade Federal da Bahia, nessa mesma universidade construiu sua formação profissional, primeiramente com a graduação em Pedagogia (1979), depois mestrado em Educação (1994) e doutorado em Educação (2004). A atuação profissional teve início como professora do então 1º grau, com respaldo do Curso Normal (1971). Com incursões na área de Recursos Humanos nos anos 1980, a ênfase foi para a atividade docente, inicialmente na esfera privada e prioritariamente na esfera pública, nos diversos níveis de ensino. Atualmente são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e nos programas de Mestrado e doutorado acadêmico em Educação e Mestrado Profissional em Currículo, linguagens e inovações pedagógicas na Faculdade de Educação da UFBA. Líder do Grupo de pesquisa FEP ? Formação em exercício de professores, com pesquisas e publicações sobre currículo, formação de professores, formação de professores em exercício, narrativas (auto)biográficas, pedagogia e mestrado profissional. Atuou na vice-coordenação (2013-2016) e coordenação (2016-2017) do Mestrado Profissional em Educação da UFBA. Realizou (2017-2018) estudos Pós-doutorais em Desenvolvimento curricular na UMinho, Pt.

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Publicado

2021-06-30

Edição

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Artigos